Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Inteligência emocional Perdoar é uma questã...

Perdoar é uma questão de saúde

Publicado por Redação em 14/01/2011 às 18h50

Guardar os sentimentos de amargura, rancor ou raiva não é recomendado pela medicina. Além de fazer mal às emoções, isso pode até mesmo desencadear problemas de saúde

Texto • Fábio Portela


 

Sentimentos negativos podem desencadear não só distúrbios psicológios, mas físicos também. A sentença foi dada por uma pesquisa, conhecida como “Projeto Perdão”, feita pela Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), e comandada pelo psicólogo Frederic Luskin.

Depois de diversos testes com voluntários, o pesquisador chegou à conclusão de que o simples fato de estarmos rancorosos e, consequentemente, menos receptivos ao contato com outras pessoas, desencadeia um processo de estresse químico, causando uma queda do nível de imunidade no organismo: “Tudo que afeta a mente tem uma reação direta na saúde”, diz Luskin.

De fato, como já sabemos, o estresse pode trazer uma série de consequências, como dores de cabeça, dores musculares, fibromialgia, gastrite, úlceras, problemas cardiovasculares, hipertensão, problemas gastrointestinais, doenças alérgicas e vertigens.
 

Qual seria, então, o remédio?

Luskin garante que é perdoar, encerrando assim o processo químico de estresse. O pesquisador sabe que não é fácil esquecer o mal que alguém causou a nós. Mas é importante tentar, ou pelo menos parar de ficar alimentando uma mágoa passada. Há uma certa razão: já que é tão difícil, e às vezes até mesmo impossível apagá-la da memória, por que deveríamos continuar remoendo algo que não poderá mais ser consertado?

Não é simples, é verdade. No entanto é no mínimo um grande teste para a nossa evolução pessoal e um largo passo para o total autoconhecimento.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
CACILDA COSTA PARANHOS comentou às 10h33 em 17/08/2011 responder denunciar

Parabéns ao FÁBIO PORTELA, muito sábias as reflexões, vamos disseminar estas práticas pois precisamos de mais amor e paz... CACILDA

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER