Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Inteligência emocional Intuição: desenvolva...

Intuição: desenvolva já a sua!

Publicado por Redação em 27/09/2010 às 15h45

Decisão profissional

Investir na intuição contribui na hora de fazer um diagnóstico médico, ganhar uma partida esportiva, fechar um bom projeto. Como todo profissional é bombardeado por uma infinidade de dados, tem de ser capaz de identificar rapidamente o que de fato importa. Para os engenheiros, por exemplo, essa capacidade é muito importante. Nesta área, é crucial para o profissional ter conhecimentos técnicos e habilidade para analisar a situação e tomar decisões. “Hoje, a quantidade de conhecimentos disponíveis é muito grande. É quase impossível para o profissional absorver tanta informação. Assim, cada vez mais, ele precisa ser capaz de decidir intuitivamente, porque não tem tempo de analisar todas as informações fragmentadas”, explica o professor Marcelo Massarani.

Com a atual instabilidade econômica e a rapidez no ritmo dos negócios, o que faz a diferença é a agilidade com que o líder alterna esses dois comportamentos. “É por isso que cada vez mais as mulheres estão conquistando o mercado de trabalho, ocupando cargos de liderança. Por uma questão cultural, elas são levadas a usar mais a sensibilidade e estão mais capacitadas a ter idéias intuitivas”.
 

Conselhos preciosos

“Sei o que fazer, mas não sei por quê” – quantas vezes, você já sentiu que deveria tomar uma decisão impulsiva, porém acertada, mas não o fez porque teve medo? “Em um teste de múltipla escolha, a maioria das pessoas já passou pela situação de ter certeza da resposta correta de uma questão, mesmo sem ter estudado determinado assunto”, exemplifica a psicóloga Virgínia Marchini. É a voz da intuição, e ela nunca falha, garante a consultora americana Laura Day, no livro Manual de intuição prática (Editora Rosa dos Tempos).

Segundo a autora, que atende famosos como a atriz Demi Moore, a intuição capta fragmentos da realidade, em geral, de forma simbólica, paralelamente ao pensamento racional. Então, para aumentar a capacidade da mente de organizar esses símbolos e interpretá-los de maneira coerente é preciso desacelerar e deixar a razão descansar.

Até o momento não existe uma explicação lógica e científica para a chamada decisão intuitiva. Mas é preciso não confundir intuição com medo e desejo. “Como se fossem vozes muito parecidas, estes sentimentos têm timbres diferentes e é essencial saber distingui-los”, compara Massarani. O estresse e o ritmo acelerado de vida são inimigos da intuição. Aquietar o corpo e a mente, vasculhar as próprias emoções e sensações é fundamental para fazer a intuição aflorar. Exercícios respiratórios e meditações ajudam a diminuir a ansiedade. Calmos, nos tornamos mais propensos a ter ideias intuitivas. Nada melhor, então, que relaxar e deixar a intuição fluir, naturalmente.  



Página 2 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt store comentou às 21h35 em 17/01/2014 responder denunciar

mbt shoes price Intuição: desenvolva já a sua! Além da razão Amor e sexo Inteligência emocional mbt store http://www.denningandcompany.com/mbt-physiological-footwear.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER