Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Inteligência emocional Acabe com a timidez ...

Acabe com a timidez excessiva!

Publicado por Redação em 13/07/2010 às 15h47

Um pouquinho de timidez pode até ser um charme. Mas, em excesso, ela bloqueia oportunidades e pode causar mal. Se esse traço de personalidade anda prejudicando a sua vida, está na hora de conhecer e transformar o tímido que existe em você

Texto • Paula Bianca de Oliveira


 

Um pouco de timidez todo mundo tem. Afinal, quem nunca ruborizou em uma prova oral nos tempos de colégio? Ou não sentiu as mãos suarem naquele primeiro encontro apaixonado? Além de comum, em pequenas doses, a timidez é considerada positiva. “A introversão é um sinal de autocrítica, que atua como um filtro capaz de avaliar se nossas atitudes estão de acordo com nossos valores ou não”, explica a psicanalista Mirtes Esteves Carneiro. “Não há problema algum em ser introvertido; o problema existe quando essa timidez passa a ser um fator limitador”, avalia.

Fatos simples do cotidiano revelam como a timidez pode ser um agente inibidor. Imagine a cena: uma garotinha, com seus 8 ou 9 anos de idade, treina tênis em seu clube. Segura firme a raquete, fixa o olhar na bolinha verde-limão e flexiona os joelhos, exatamente como o professor ensinou. Nessa quadra, passa boas horas do seu dia, embora esse não seja seu esporte preferido. Acontece que seu pai sempre insistiu para que ela treinasse... Assim, mesmo sem grande paixão, a menina evolui a cada aula.

Porém, algo inibe seu bom desempenho justamente quando o pai aparece para vê-la treinar. Sua presença é suficiente para que a garota não acerte mais nenhuma raquetada. Essa menina, hoje com 69 anos, conta que demorou longos anos para compreender que quem vencia todos aqueles sets era um adversário chamado timidez. “Já adulta, compreendi que a presença do meu pai detonava em mim um senso crítico exagerado, algo que me dizia ‘você não pode errar de jeito nenhum agora’. E era justamente essa autocrítica extrema que me desconcentrava e me fazia errar”, relembra Sylvia Godoy, doutora em psicologia clínica pela PUC-SP.

Por ficar tão centrada nela mesma, a pessoa tímida não sabe lidar com fatos inesperados, evitando a todo custo situações que tragam quaisquer possibilidades de surpresa. “Encarar uma situação nova nem sempre é tarefa simples, mesmo para pessoas extrovertidas. Pode até ser preferível ter o controle de tudo, mas não há trajetória livre de surpresas, sejam elas boas ou não”, acrescenta Sylvia.

E o que pode ser visto como um evento novo e desafiador por muitos, é quase sempre um desastre para quem carrega a timidez consigo. “As pessoas tímidas encaram uma experiência nova como uma ameaça potencial”, afirma Mirtes. “No geral, os tímidos se assustam facilmente, o que denota a sua rejeição a qualquer fato inesperado. Isso acontece porque eles estão sempre focados no seu tumulto interior, o que lhes impede de analisar o mundo lá fora”, avalia a psicanalista.
 

Insegurança isolante

Geralmente inseguras e hesitantes, as pessoas tímidas também evitam situações nas quais possam se sentir expostas ou passíveis de receber críticas alheias. É como se sua própria autocrítica já lhes bastasse. “Estou convencido sobre a minha inferioridade e vou dar o mínimo de pistas possíveis para que o outro perceba isto – raciocina o tímido, levado por sua baixa auto-estima e seu alto censo crítico”, analisa Mirtes.

Em casos mais graves, essa imagem negativa de si mesmo pode fazer com que o tímido se prive do convívio social. Para Sylvia, quanto mais o tímido se isola, mais dificuldades ele tem para vencer a timidez. “Sozinha com suas ideias e suas censuras, a pessoa tímida vai se transformando no seu próprio entrave. Por não tolerar frustrações, ela mesma se impede de realizar coisas na vida”, avalia a psicóloga.

Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Hollister Emporia Kläder comentou às 09h03 em 18/01/2014 responder denunciar

"Why, I have to confess that I love him superior than I do Bingley. I am afraid you will be angry." Hollister Emporia Kläder http://www.platkonsulter.se/plkons84/ekonomi/access.asp?p=60

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER