Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Inteligência emocional As mentirinhas que a...

As mentirinhas que a gente conta

Publicado por Redação em 12/07/2010 às 13h17

Quem disse que nunca mentiu, está mentindo. Então, antes de julgar precipitadamente, é preciso perceber o sutil limite entre mentiras que valem a pena e as que só atrapalham sua vida. Confira, a seguir, como diferenciá-las

Texto • Otávio Nagoya


 

Falar a verdade ou não? Esse é um grande dilema que enfrentamos muitas vezes na vida. A mentira, por sua natureza, é uma atitude condenável, mas existem alguns momentos em que ela se torna válida, às vezes até necessária. Com certeza, você consegue se lembrar de uma “mentira válida”, não é mesmo? Esquivar-se de um passeio, negar um convite, elogiar um trabalho, aumentar uma história, inventar qualidades que você não tem – são inúmeros os momentos em que utilizamos argumentos falsos, para não falar uma verdade mais dura, como “você é um chato”, “que gosto terrível”, “não foi bem assim que aconteceu”, “eu sou preguiçoso mesmo” etc.

Como se vê, a verdade, tão valorizada na teoria, nem sempre é usada na prática. A sinceridade, exposta de maneira errada pode ser dolorosa, inadequada e constrangedora. Por isso é preciso saber quando é hora certa de contar uma leve mentira ou derrubar a pessoa com uma verdade. Vale ressaltar que a sinceridade é uma virtude insuperável, quando bem utilizada. O importante é usar a cabeça na hora de dizer uma verdade desagradável.
 

Socialmente aceitáveis

As mentiras sociais são aquelas que se justificam em determinadas situações. Por definição, elas são inofensivas e utilizadas para poupar os sentimentos dos outros. Mas usar desse argumento para levar vantagem, sem pensar nas consequências, é uma atitude no mínimo mesquinha.

Um cuidado necessário ao se utilizar das mentiras sociais é sempre ser honesto consigo mesmo. Há pessoas que, de tanto mentir, passam a acreditar em suas próprias inverdades. Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, a mentira é normal para crianças de até cinco anos, depois disso, o frequente uso destas táticas se torna um problema, tanto que algumas vezes pode evoluir para uma doença que requer de tratamento e toda uma assistência psicológica.

Para a psicóloga, a pessoa, ao se enganar, nega a realidade e tira conclusões falsas dos fatos, por isso “não vive a vida como ela é”. “A mentira não é uma causa, é uma conseqüência de insatisfações” afirma. Sobre as mentiras sociais, Adriana acredita que é melhor amenizar a verdade, ou seja, contá-la de uma maneira satisfatória, preocupando-se com os sentimentos alheios.

Denise Gimenez Ramos, coordenadora de pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, fala que a mentira deve ser usada somente em último caso. Por exemplo, em um jantar que foi péssimo, Denise ensina que o melhor a fazer é elogiar somente o que agradou na refeição, desse modo, fica subentendido que o que não foi elogiado não agradou. Essa atitude é importante para que a pessoa que cozinhou a refeição tente melhorar nas próximas vezes. Já quando o assunto é pessoal e você não quiser expor sua privacidade, o correto é dizer “não quero responder”, mas em situações que não podem ficar sem resposta, uma mentirinha social é aceitável. Afinal, como bem disse Mário Quintana, às vezes “a mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Nike Shox Nz Eu Pour Homme comentou às 07h47 em 18/01/2014 responder denunciar

Biodiesel is normally sold as a mixture of petroleum-based fuel and vegetable or animal fats. Several diesel engines can run without changes on mixtures of as much as twenty percent plant or animal oils. The National Biodiesel Board says there had been sales final year of greater than two hundred eighty million liters of biodiesel. Nike Shox Nz Eu Pour Homme http://www.ravenep.com/products/industries/define.asp?id=82

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER