Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Inteligência emocional Filhos com inteligên...

Filhos com inteligência emocional

Publicado por Redação em 23/07/2010 às 19h07

Papais e mamães, fiquem atentos: uma boa educação pode não ser tudo. Especialistas dizem que o exemplo de comportamento dos pais é tão importante na formação emocional de uma criança quanto os estímulos específicos que ela recebe

Texto • Thiago Perin



Até algum tempo atrás, o famoso QI era considerado o indicador mais importante quando o assunto era o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Mas isso está mudando. Cada vez mais, os psicólogos e educadores têm apontado a importância da inteligência emocional na formação dos pequenos para que estes não desenvolvam aspectos de personalidade negativos, como violência, timidez excessiva e baixa autoestima.

Do mesmo modo, muitos pais não percebem que a maneira como demonstram suas próprias emoções tem efeitos grandiosos sobre os filhos, ensinando a eles conceitos duradouros – mesmo que inconscientes – sobre como se comportar. Tudo a partir das referências paterna e materna. “Pais descontrolados têm filhos descontrolados”, diz a psicóloga paulista Ana Paula de Freitas. Por isso, dar um bom exemplo é o primeiro passo.

Uma pesquisa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, chefiada pela antropóloga Carole Hooven e pelo psicólogo John Gottman, autor do livro Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos (Editora Objetiva), observou o modo como alguns casais selecionados interagiam com suas crianças, espontaneamente, no ambiente familiar. E os resultados mostraram que os pais mais bem resolvidos emocionalmente e que mantinham uma relação conjugal saudável eram também mais eficazes ao lidar com os altos e baixos emocionais dos pequenos, ao contrário dos que viviam um matrimônio conturbado e estavam constantemente tensos.

Estes últimos transmitiam uma sensação de insegurança e instabilidade, que acabava traduzida em um baixo quociente de inteligência emocional nos filhos.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER