Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Inteligência emocional PNL para lidar com a...

PNL para lidar com a ansiedade

Publicado por Redação em 22/12/2010 às 14h05

Ansiedade é fogo: tem vezes em que ela chega e não há o que a mande embora. Aliás, espera aí: há sim! Experimente o poderoso exercício de PNL que a gente descreve passo a passo logo a seguir. Vale a pena praticar e repetir sempre que sentir necessidade

Texto • Redação


 

Lembre-se de que corpo e mente formam um único sistema, por isso, durante a realização do exercício, você deverá movimentar o corpo ao mesmo tempo em que trabalha as estratégias mentais. Vamos começar?
 

1. Escolha uma experiência em que você sentiu ansiedade. É importante que se trate de uma experiência específica e real.

 

2. Escolha, à sua volta, um espaço físico que represente essa experiência. Pode ser à sua esquerda. O espaço em que você está se tornará o espaço do observador, de onde você irá assistir à situação escolhida.

 

3. Agora entre no espaço da experiência, à sua esquerda, e, lá, lembre-se de tudo o que viu, ouviu e sentiu naquele momento. Reviva a experiência como se ela estivesse ocorrendo agora. Como você se sente? Em que nível chegou sua ansiedade, utilizando uma escala de 0 a 10?

 

4. Volte para a posição de observador. De lá, crie um terceiro espaço, à sua direita: este será o local onde você irá vivenciar uma experiência de relaxamento.

 

5. Entre nele. Você se lembra de algum momento em que tenha relaxado de forma satisfatória? Deixe-se envolver por todos os sentimentos tranquilizantes que ele inspira.

 

6. Depois de sentir-se bastante relaxado, volte para a posição de observador. Nesse ponto, você acabou de criar um mecanismo muito interessante para programar sua mente.

 

7. Agora, retorne ao espaço do relaxamento, à sua direita. Pense nas várias alternativas produtivas que essa sensação de paz oferece a você, como manter a tranquilidade na hora de lidar com os imprevistos, falar menos e pensar mais etc.

Agora que você tem opção de escolha, avalie as alternativas e identifique aquela que você considera mais produtiva. Depois, incorpore a atitude escolhida, ou seja, imagine que você está agindo de acordo com a alternativa, como se estivesse passando pela experiência.

 

8. Agora que você tem esta opção, volte à experiência antiga de ansiedade, à esquerda, e passe a revivê-la dispondo de novos recursos. Como você se sente dessa vez? Em uma escala de 0 a 10, como você avalia agora seu grau de ansiedade?

 

9. Para finalizar, vamos construir uma Ponte ao Futuro, para que, daqui para frente, todas as vezes que sentir a ansiedade chegando, você possa administrar melhor a situação, utilizando os recursos que criou.

Na posição de observador, diga como você se imagina agindo na próxima experiência semelhante à experiência que acabamos de transformar. Com certeza, a partir de agora, você conseguirá enxergar muitas novas opções emocionais para enfrentar um momento como este!

 

10. Pronto! Dê um chega pra lá definitivo nessa tal de ansiedade.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Paul comentou às 19h14 em 12/03/2015 responder denunciar

Gostei muito desse exercício. Será que vocês não tem outros p/ enviar pro meu e-mail?

mbt shoes stores uk comentou às 19h19 em 17/01/2014 responder denunciar

mbt sport shoes PNL para lidar com a ansiedade Amor e sexo Inteligência emocional mbt shoes stores uk http://www.canadabusiness.ab.ca/mbt-nama-black-women-s-shoes.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER