Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Amor e sexo » Kama sutra e tantra Tantra, muito além d...

Tantra, muito além do erotismo

Publicado por Redação em 27/05/2010 às 17h39

O tantra guarda segredos que vão muito além das elaboradas posições sexuais e promessas de prazer ilimitado. Por trás disso tudo, há uma filosofia ampla e inspiradora que merece ser conhecida. Saiba mais a seguir

Texto • Thiago Perin

O que é o tantra, afinal?

De acordo com a tradição oriental, o tantra é uma filosofia de vida, um abrangente conjunto de preceitos comportamentais que devem ser seguidos por aqueles que buscam a iluminação espiritual. “Tantra não é um ritual, uma técnica ou uma prática específica. É um corpo teórico de conhecimento que tem por objetivo a expansão da consciência do ser humano”, explica o professor Paulo Murilo Rosas, estudioso e autor do livro A psicologia do tantra (Editora Ciência Moderna).

Assim como o yoga, o tantra possui várias escolas diferentes, que bebem da mesma fonte, mas variam em foco e aplicação prática. Uma das mais comuns no país é o praticado por Rosas, o Dakshina Tantra Yoga, que é intensamente voltado ao equilíbrio dos chakras, para que se alcance a iluminação. Nesse processo, incluem-se desde asanas, kriyas, pranayamas e mantras até meditações, sempre de acordo com as características da personalidade de cada um.
 

Qual é a verdadeira importância do sexo na filosofia tântrica?

Em comparação aos outros aspectos, como a meditação, por exemplo, é bem pequena. São poucos os escritos tântricos que abordam o sexo, e os que o fazem descrevem rituais bem pouco aplicáveis à realidade atual. “São práticas de uma complexidade imensa, que não cabem à maioria das pessoas”, diz o professor. Além disso, o sexo tântrico de verdade, cheio de regras, não tem foco no prazer e, tradicionalmente, deve ser feito por pessoas que não tenham qualquer relacionamento amoroso. “O objetivo é liberar energia da criação, nos moldes de Shiva e Shakti”, explica Rosas. E esse é um processo bastante trabalhoso.
 

E como surgiu essa associação tão grande à sexualidade?

Ninguém sabe, mas uma das explicações mais prováveis é que os primeiros tradutores brasileiros dos originais tântricos tenham errado na hora de interpretar os textos. “Muitos dos professores do Brasil eram autodidatas, e nem sempre absorviam a tradição de maneira correta”, pontua Rosas. Associado ao instinto capitalista de terapeutas mal-intencionados e à fascinação natural que temos pelo sexo, a fama de “técnica afrodisíaca” cresceu e acabou por abafar as verdadeiras raízes dessa tão ampla filosofia.
 

 

A PSICOLOGIA DO TANTRA
Pablo Murilo Rosas
Editora Ciência de Vida
www.lcm.com.br

 


 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Louis Vuitton cheap comentou às 02h54 em 17/03/2013 responder denunciar

I have recently started a site, the information you offer on this web site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work. [url=http://www.brandsbagsinuk.com/]Louis Vuitton cheap[/url] Louis Vuitton cheap

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER