Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Beleza » Tratamento Unha encravada: o qu...

Unha encravada: o que fazer?

Publicado por Redação em 29/04/2010 às 15h53

Conheça as causas da unha encravada e aprenda soluções práticas para evitar esse enorme desconforto – e manter as suas unhas sempre saudáveis e bonitinhas

Texto • Sofia Mikrute


 

Só quem sofre com as dores da unha encravada sabe como é difícil usar sapatos fechados, tênis, e sapatilhas. Aquelas inflamações no canto do dedo incomodam de uma tal forma que temos vontade de fazer qualquer negócio para a dor passar. Mas resolver esse problema nem é tão complicado.

Quando ocorre a inflamação, significa que a unha encravada já cresceu para dentro da cutícula, e está entrando na pele. Este é o processo dolorido. Assim que o local incha e forma pus, significa que o organismo está reagindo e protegendo o dedo.

Se a sua unha já está inflamada, fique calma, pois o processo é simples. Utilize uma pomada cicatrizante todos os dias e, assim que o inchaço ceder, passe uma lixa fina para afinar. Tente tirar toda a pele debaixo da unha com o palito de madeira próprio de manicure. Quando livrar o cantinho, coloque uma bolinha bem pequena de algodão com pomada cicatrizante embaixo da unha. Dessa forma, a unha vai crescer reta com a ajuda do algodão.

E também dá para tomar alguns cuidados para que a unha não encrave. Cortar as unhas sem tirar o cantinho delas já é bem eficiente. Lembre-se de deixar um pouco da parte branca da unha, e não cortá-la tão rente à pele. Depois, evite retirar as cutículas. Apesar das pedicures sempre abusarem na hora do alicate, é importante deixar que essas peles cresçam para proteger o dedo de qualquer infecção. Caso necessário, empurre-as com uma espátula.

O uso constante de sapatos fechados também pode apertar os dedos. Isso não significa que ficam proibidos os sapatos fechados: muito pelo contrário, eles podem ser usados para que o pé não fique no formato “chato”. Mas procure sempre intercalar calçados abertos e fechados no dia a dia. Se estiver com a unha inflamada, prefira os sapatos abertos para a pele respirar e manter-se saudável.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
maria francineide silva de lira comentou às 21h51 em 16/09/2012 responder denunciar

curatc hidrogel serve para tratar a unha inflamada?

Fabio comentou às 16h07 em 19/01/2012 responder denunciar

Usar palito de madeira inadequadamente pode piorar a situação. Uma vez que o material não é esterilizado, suscetível a agravar infecção.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER