Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Autoajuda Sorte e azar: isso e...

Sorte e azar: isso existe mesmo?

Publicado por Redação em 25/06/2010 às 19h42

Será que certas pessoas são mais predestinadas ao sucesso do que outras? E, quando algo dá errado, a culpa é do azar? A resposta pode estar ao alcance das mãos

Texto • Redação
 

A toda hora dizemos: “fulano tem sorte, tudo o que ele faz dá certo”, "ciclano é pé-frio, só tem azar”... Afinal, o que será isso que chamamos levianamente de sorte e de azar, sem tentar entender? Será uma coisa ligada ao “destino” de cada pessoa, à vontade de Deus? Será mera coincidência? Será que existem processos psicológicos que ainda não entendemos muito bem e que predispõe algumas pessoas a ter sucesso nas suas empreitadas?

Não podemos continuar a pensar nesses processos como sendo simples coincidências. Pessoa com sorte no jogo ganham com uma frequência muito acima do que se poderia esperar pela lei das probabilidades. Chamar apenas de coincidência às repetições de acontecimentos positivos ou negativos na história de vida das pessoas é negar a evidência de que algum outro fator está interferindo na evolução dos fatos. Aliás, essa concepção de que existem “coincidências significativas” e não apenas casualidades foi uma das mais importantes contribuições de Jung à psicologia. A repetição de fatos positivos ou negativos que nos acontece em série em certas fases da vida sugere a existência de algum processo interferindo em nosso destino.

O pensamento científico não pode, pelo menos por enquanto, ir muito longe no sentido de estudar a influência de fatores sobre-humanos em nossas vidas. Porém, não creio que seja prudente descartá-los, pois também não temos dados para isso. A astrologia, a numerologia, o espiritismo e vários outros tipos de esoterismo tentam estabelecer regras a respeito das influências sobrenaturais às quais estariam submetidos. São coisas interessantíssimas e temos de continuar aguardando uma maior acumulação de informações para poder elaborar um julgamento a respeito delas, sem preconceito.

Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Ivo S. G. Reis comentou às 06h20 em 12/06/2011 responder denunciar

Muito boa a sua matéria e com uma visão prudente e coerente sobre o assunto. Há muito tempo venho pesquisando sobre isso e cheguei a algumas conclusões, que resumi num artigo semelhantes ao seu e denominado "A Sorte, o Azar e o Imponderável... Essas Coisas Existem Mesmo? O que São?" (http://debatadesvendeedivulgue.com/ddd2/?p=3394). Resumidamente, as conclusões a que cheguei são: esses fenômenos existem mesmo, mas nem a Ciência, nem qualquer ser humano, até hoje, conseguiu explicar convincentemente como funcionam we o que dispara esses mecanismos. Por outro lado, as pessoas tendem a fazer confusão entre o que seja "sorte", "azar", "o imponderável" e "casualidades ou coincidências". Por outro lado, há o grupo dos "intelectólogos" e "religiosos", que afirmam (isto mesmo, afirmam, sem qualquer pudor) que sorte e azar não existem e que nós é quem somos os senhores do nosso póprio destino. Só que afirmam somente, sem saber explicar nem justificar nada.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER