Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Autoajuda As várias faces da f...

As várias faces da felicidade

Publicado por Redação em 08/07/2010 às 16h48

Uma explosão de alegria, uma onda de prazer, um estado pleno de satisfação... Desvende as diversas formas de felicidade e os inúmeros caminhos que levam a ela. E encontre a sua

Texto • Carine Portela

No sorriso de um bebê, em um picolé de limão, em uma mala cheia de dinheiro, em um beijo apaixonado, no abraço de um amigo, em um presente surpresa, no sol batendo no rosto... A felicidade pode estar escondida em muitos lugares. Você já parou para pensar por onde anda a sua?

Para os monges budistas, ela não pode ser encontrada senão dentro de nós mesmos. "Simples" assim. De acordo com os filósofos modernos, é sinônimo de “estar em paz consigo mesmo”, “fazer o que se gosta” e “ter coragem de sonhar alto”. Já para um controverso economista americano, é ganhar 20 mil dólares por ano – nem mais nem menos.

Pesquisadores britânicos vão ainda mais longe e anunciam ter encontrado a fórmula matemática da felicidade: P+5E+3A. Segundo eles, o estado emocional de qualquer pessoa pode ser resumido a essa equação, em que P corresponde a pessoal (características como modo de encarar a vida, capacidade de adaptação e flexibilidade), E à existência (saúde, amor, amizade e estabilidade financeira) e A à autoestima (incluindo aqui expectativas, ambições, engajamento e equilíbrio emocional).

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, concluiu que a felicidade está na soma de três importantes fatores: prazer, engajamento e significado. Mas há quem não concorde. Para Robert Wright, escritor e psicólogo americano, a felicidade não passa de um truque. Sim, um truque da natureza para garantir a sobrevivência da espécie humana.

A explicação é a seguinte: quando fazemos algo que aumenta nossas chances de sobreviver ou de procriar, nos sentimos tão bem que queremos repetir a experiência muitas e muitas vezes. E é exatamente essa repetição que aumenta as chances de transmitirmos nossos genes. “As leis que governam a felicidade não foram desenhadas para nosso bem-estar psicológico, mas para aumentar as chances de sobrevivência de nossos genes a longo prazo”, garante Wright. Para completar, o escritor alfineta: “felicidade é projetada para evaporar”.

Mas, afinal, esse estado que perseguimos durante toda a vida existe mesmo ou não passa de uma ilusão? Precisa ser alcançado ou é uma questão de sorte? Está relacionado a grandes ambições ou às coisas simples da vida? Tem mais a ver com o ato de dar ou de receber?

A verdade é que a felicidade é uma experiência muito particular, que se apresenta das mais diferentes maneiras para cada um de nós. O importante é não enxergar sua conquista como uma obrigação e acabar fazendo dela uma fonte de ansiedade. A felicidade não é um fim em si, e sim consequência da vida que levamos. Quem procura receitas e respostas complicadas para ela – como os cientistas malucos que acabamos de citar – corre o risco de perder de vista os prazeres e as alegrias que tornam a nossa vida tantas vezes doce.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Cheap Air Max Shoes Australia comentou às 08h57 em 18/01/2014 responder denunciar

He's deadhe'll never ever get up again'I heard a policeman giving orders but I didn't open my eyesCold water was thrown more than my headsome medicine was put into my mouthand I was covered with a cloth Cheap Air Max Shoes Australia http://www.scaa.asn.au/manage/includes/simple.php?airmax=20

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER