Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Autoajuda Crise = oportunidade...

Crise = oportunidade. Aproveite-a!

Publicado por Redação em 29/10/2010 às 19h09

Mesmo nos momentos difíceis, é possível descobrir bons caminhos para seguir. A chance de uma profunda transformação pode estar onde menos se espera. Só depende de você!

Texto • Lívia Filadelfo


 

De repente, nos deparamos com uma situação que parece impossível suportar. Esgotaram-se as possibilidades e, pouco a pouco, todas as convicções que davam sentido à vida começam a desabar. A primeira impressão é demolidora, o sentimento é de absoluta incapacidade de se reerguer. No entanto, mesmo em um cenário tão desfavorável, é possível encontrar um caminho promissor para seguir. Pode parecer estranho, mas as maiores crises escondem, em geral, excelentes oportunidades de transformação.

A sabedoria oriental ensina a lição: em chinês, as palavras crise e oportunidade se complementam no mesmo ideograma. No português, a palavra crise deriva do grego krisis, que significa decisão. O ensinamento é um só: assim como as pedras preciosas estão contidas em lascas brutas, em certas situações da vida é preciso superar obstáculos árduos até encontrar algo valioso.

“Do ponto de vista psicológico, a crise pode definir momentos de profunda transição ou mudança, seja no plano do desenvolvimento natural como na passagem da infância para a adolescência, seja em quadros patológicos, em que o indivíduo não seja mais responsável por seus atos”, explica Amalia Sina, executiva, professora universitária e escritora.

No livro Crise e oportunidade: em chinês as duas palavras são uma só (Editora Saraiva), Amalia destaca que a vida humana é permeada de crises absolutamente normais, nas diversas faces do seu desenvolvimento. “Não existe uma conotação negativa. Ao contrário, o termo traz em seu bojo a possibilidade de transformação. Não por acaso a cultura chinesa deixa isso tão claro”. “Nas adversidades, desenvolvemos a força interior, responsável por nossas vitórias. Sem crise, a vida seria como um mar sem ondas”, ressalta a autora.



Página 1 de 6
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
pedro jr comentou às 21h31 em 25/10/2013 responder denunciar

adoro tudo sobre este assount

Eliana de Fatima comentou às 16h27 em 02/02/2010 responder denunciar

oi... Adoro ler seus livro, me ajudam muitooooooo. beijos.... eliana!!

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER