Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Autoajuda Autoconhecimento com...

Autoconhecimento com a grafologia

Publicado por Redação em 02/08/2010 às 12h03

Sua letra pode dizer muito sobre quem você é! Vá fundo na grafologia, a técnica que decifra inúmeros segredos da sua personalidade com uma simples análise da sua escrita – uma ferramenta e tanto para se conhecer melhor

Texto • Michele Vitor

O que você diria se alguém que nunca lhe viu dissesse que pode descobrir seus segredos apenas analisando um pedaço de papel, com algumas palavras escritas por você? Antes de chamar essa pessoa de mentirosa, vale a pena conhecer a grafologia, um instrumento de análise comportamental que pode revelar importantes traços de sua personalidade levando em consideração apenas a maneira como você escreve.

Segundo os especialistas nesse estudo, nossa caligrafia diz mais sobre nós mesmos do que costumamos imaginar. Tudo depende do formato de nossas letras, do espaçamento entre as linhas e de como dispomos as palavras, frases e parágrafos em uma página de papel em branco.

O resultado da análise costuma surpreender, revelando nossas emoções e expectativas, a maneira como encaramos o mundo e, até mesmo, informações bastante específicas, como possíveis problemas de saúde e hábitos do dia a dia.

A palavra grafologia é uma fusão dos termos gregos graphein, que significa "escrita", e logos, que significa "estudo". Sua origem se perde no tempo e, provavelmente, é tão antiga quanto a própria invenção da escrita.

O psicanalista José Bosco, especialista na técnica há 25 anos e autor do livro Grafologia: a ciência da escrita (Editora Madras), conta que “o filósofo Confúcio, que viveu na China durante o século 4 a.C., já tinha noções de grafologia. No entanto, foi só no século 17 que a técnica passou a ser reconhecida de forma científica, graças ao trabalho de um médico italiano chamado Camilo Baldi, professor da Universidade de Bolonha.”

A partir dele, muitos outros estudiosos passaram a aprofundar seus conhecimentos nesta área e, desde então, vários experimentos foram feitos comprovando a veracidade da grafologia. Hoje em dia, as técnicas mais utilizadas são baseadas em conceitos da psicanálise de Freud e Jung.  “Tudo isso é muito importante para ressaltar que a grafologia é ciência, e não esoterismo”, complementa José Bosco.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
?????? comentou às 03h15 em 11/12/2014 responder denunciar

ould - Paquin, deferred, combined with Stephen Moyer get through to the l. a,chicago elite from your 7th continue season of "factual blood" along the TCL truly movie theater using tues, June 17, 2014. (photograph while diane Shearer/Invision/AP)"this was which I pitched so that you hbo and moreover (prove to author) alan bowling ball, rumoured composer Nathan Barr, speaking upon arrivals group near the "serious your blood" Season signature tues morning all the way through hollywood. Barr experiences documented the a key hundreds for your series' entire seven months, all of the which debuts wednesday, ?????? http://www.youngage.co.kr/lists.asp?page=557

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER