Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Massagens Reflexologia: alívio...

Reflexologia: alívio nos pés

Publicado por Redação em 16/08/2010 às 16h45

Conheça as técnicas e aplicações da reflexologia, a massagem terapêutica que baseia-se na premissa de que cada área do pé correponde a determinado órgão ou sistema do corpo humano

Texto • Ana Cláudia Pires de Moraes
 

Você está andando pela sala de casa e, de repente, dá uma trombada violenta na mesa de centro: "ai, meu tornozelo!". Instintivamente, você se abaixa e massageia o local para aliviar a dor, não é? É instintivo: a massagem é um dos caminhos mais antigos para curar os males do corpo.

Não faltam diferentes técnicas de massagem terapêutica para aliviar dores e até curar doenças. Mas uma delas se destaca por não ter como princípio o toque direto na área que precisa de cuidado. Na reflexologia, o tratamento é todo feito através de pontos específicos nas solas dos pés, que correspondem ao membro, região ou sistema afetado.

A ideia de que cuidando de nossos pés podemos cuidar de nosso corpo inteiro, por si só, já é atraente. E se lembrarmos que o método dispensa a ingestão de qualquer espécie de remédio, a necessidade de se fazer exames ou testes, o uso de instrumentos e que, além disso, nem mesmo chega a realizar uma intervenção direta na área afetada, a coisa se torna ainda mais interessante!
 

Alívio nos pés

O pé é uma delicada estrutura: equilibra, suporta e transporta todo o nosso peso corporal. É base e alicerce, portanto, deve estar sempre bem cuidado e equilibrado. Partindo do princípio que se você cuidar bem dos seus pés eles retribuirão cuidando bem de você, a massagem podal passa a ser uma necessidade básica para uma vida saudável e equilibrada.

Na reflexologia, a pressão em pontos corretos ainda estimula a circulação venosa e linfática e alivia a tensão e contração muscular. Quando detalhado, o mapeamento dos pés possibilita o tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. É possível se livrar de dores nas costas, dor de cabeça, estresse, retenção de líquidos e problemas intestinais, tudo através dos pés.



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Marcelo Ruffato comentou às 19h58 em 27/08/2014 responder denunciar

Onde posso adquirir estes mapas dos pés. Obrigado

adriana aparecida rodrigues lucindo comentou às 22h10 em 13/07/2012 responder denunciar

Boa noite, gostaria de obter uma resposta, iniciei nesta semana massagens em um amigo, ele é tetraplégico, mais fiquei surpresa quando toque em um determinado lugar em seu pé a perna dele subiu.. Oque é isto? Ou oque ocorreu?

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER