Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Massagens Dores nas costas? Ma...

Dores nas costas? Massagem oriental!

Publicado por Redação em 13/09/2010 às 20h16

Terapia alternativa natural de eficácia, o shiatsu é um aliado e tanto para o combate de dores nas costas. Ficou interessado? Então, entregue-se a esta poderosa massagem oriental

Texto • Paula Bianca de Oliveira


 

“Pressão dos dedos”. Essa é a tradução literal da palavra shiatsu, que dá nome à massagem terapêutica desenvolvida há centenas de anos por povos japoneses. Oriundo da acupuntura, o shiatsu trabalha em função do equilíbrio energético do nosso corpo – também chamado de “energia vital” ou simplesmente “chi” –, seguindo os mesmos meridianos e pontos trabalhados nos tratamentos com as finíssimas agulhas da acupuntura.

"O shiatsu pensa no organismo como um todo, pois tudo em nosso corpo está inter-relacionado”, diz José Albino Gonçalves Filho, coordenador da Shiozawa Shiatsu Escola e responsável pelo departamento de shiatsu da Academia Competition (unidade Oscar Freire), em São Paulo. 

Especificamente para dor nas costas, o shiatsu trabalha desde a base da occipital (parte posterior da cabeça próxima à nuca) até o cóccix, passando pelos músculos que ficam nas laterais da coluna vertebral. "No dia a dia, é comum contrairmos os músculos das costas, mesmo que involuntariamente. Em função do nosso próprio comportamento ou da rotina, vamos acumulando essas tensões e, na hora em que abrimos a guarda, a dor aparece”, afirma Albino.

Por isso, é importante tratar a dor antes que ela se intensifique ou, se for possível, antes mesmo de ela aparecer. Como uma massagem preventiva – o que não significa que não cure um determinado tipo de dor –, o shiatsu é conhecido por soltar nossa energia vital, deixando o organismo livre para criar seus próprios mecanismos de defesa. “É como limpar o leito de um rio para que a água possa fluir pura ao longo dele”, compara o shiatsuterapeuta.



Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Aldeniza Lima comentou às 03h19 em 09/08/2013 responder denunciar

Amei as dicar,de massagem.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER