Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Meditação Meditar: por que val...

Meditar: por que vale a pena?

Publicado por Redação em 13/09/2010 às 17h48

Se você está na dúvida sobre o que é meditação ou se deseja saber se deve mesmo se entregar à prática, veja o que aconselham Márcia De Luca e Lúcia Barros. No livro "Ayurveda: cultura de bem-viver", elas apontam bons motivos para fechar os olhos e serenar a mente. Confira um trecho da obra

Texto • Márcia De Luca e Lúcia Barros


 

Dhyana é a palavra sânscrita que significa meditação. É um dos três estágios de aquietamento mental. O primeiro é pratyahara, a abstração dos sentidos; o segundo é dhrana, a concentração; o terceiro é dhyana, manter a mente imóvel. Meditar é estar com o corpo relaxado e a mente alerta. É acionar o melhor de si. É calar a mente para ouvir a alma. É integrar corpo, mente e espírito.

Meditar não tem nada a ver com religião. Como tão bem coloca o psicólogo britânico John Clark em seu livro A Map of Mental States (“Um mapa dos estados mentais”): “A meditação é um método pelo qual a pessoa se concentra mais e mais sobre menos e menos”. Mas isso demanda perseverança. Principalmente num mundo em que recebemos continuamente milhares de estímulos sensoriais, em que somos pressionados a aprender cada vez mais e sempre há mais a aprender.

Assim como precisamos nos livrar das toxinas acumuladas no corpo se quisermos ser fisicamente saudáveis, também temos que limpar as impurezas impregnadas em nossa mente, como medo, raiva, ansiedade e culpa – todas as emoções negativas que nos desequilibram e nos impedem de bem-viver. A conexão corpo-mente ainda leva essas emoções nefastas a se transformar em hormônios de estresse, causando também o envelhecimento precoce. Isso é classificado na Ayurveda como ama mental, a toxina mais perigosa que existe.

A mente apaziguada auxilia na prevenção de doenças, acelera a recuperação física e pode até curar. Meditar é também a melhor ferramenta para o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a realização espontânea dos desejos.

Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Nike Air Max 90 Premium comentou às 07h58 em 18/01/2014 responder denunciar

Darcy just before they had identified any thing of your matter. Nike Air Max 90 Premium http://www.koievanston.com/include/global-router.asp?h=176

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER