Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Meditação Haicai: instantes de...

Haicai: instantes de poesia

Publicado por Redação em 13/09/2010 às 17h00

Simples e belos, os haicais são poemas japoneses capazes de traduzir, em poucas palavras, a expressão de um momento. Seu efeito, seja para quem faz ou para quem lê, vale por uma meditação. Conheça!

Texto • Erica Franquilino

Olhe a sua volta e procure os sinais da estação. Além da janela talvez existam galhos secos tremulando ao vento, folhas amareladas e outros ecos de outono. Observar cenas como essas e tudo mais que nos cerca constitui a matéria-prima dos haicais.

Tradição japonesa que atravessa séculos, o haicai é a arte de fazer poesias curtas e com expressões relacionadas à natureza, que buscam traduzir, de forma descomplicada, a delicadeza de um instante. Surgido no Japão, no século 16, onde é conhecido como haiku, foi Matsuo Bashô (1644-1694), poeta japonês e monge zen budista, que deu dimensão literária a esta prática quando aperfeiçoou o estilo e fez a divulgação de suas obras no final do século 17.

Essa forma de fazer poesia chegou ao Brasil no início do século 20 pelas mãos do escritor Afrânio Peixoto, que teve seus primeiros contatos com os haicais por meio de livros franceses escritos por viajantes que conheceram esta arte ao visitarem o Japão. “Desde então, o haicai, livremente interpretado, freqüenta a literatura brasileira através de nomes como Guilherme de Almeida, Millôr Fernandes e Paulo Leminski”, aponta o coordenador do Grêmio Haicai Ipê, Edson Kenji Iura.

Além de Afrânio Peixoto, colaboraram para a disseminação dessa tradição em terras brasileiras os imigrantes japoneses, que começaram a desembarcar aqui no início do século passado e trouxeram consigo a prática do haicai tradicional.

Página 1 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Air Max Tilbud comentou às 11h27 em 18/01/2014 responder denunciar

She could not win him, nonetheless, to any conversation; he merely answered her question, and read on. At length, rather exhausted by the attempt to be amused with her own book, which she had only chosen because it was the second volume of his, Air Max Tilbud http://www.fckg.dk/match/optakt/frame.asp?id=3

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER