Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Meditação Plante seu jardim e ...

Plante seu jardim e ganhe paz

Publicado por Redação em 19/07/2010 às 16h04

Saiba como encontrar a paz interior com uma prática muito simples e barata: a jardinagem. Descubra você também como é possível relaxar e meditar com as mãos na terra

Texto • Lívia Filadelfo

“Um jardim é um sonho que virou realidade. (...) É nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora”. E foi assim, como descreve o escritor Rubem Alves, que os jardins de Marizilda Conte, de 55 anos, começaram. No início, trabalhar com jardinagem era apenas um desejo, um sonho.

Formada em administração de empresas e comércio exterior, ela trabalhava há dez anos em uma empresa de cartões de crédito quando decidiu se dedicar exclusivamente ao paisagismo. “Eu tinha sucesso profissional, mas me sentia sufocada pela rotina e pelo estresse do trabalho na empresa”. Quando sentiu que tinha chegado ao limite, Marizilda deixou o emprego e foi trabalhar, de graça, em uma floricultura. “Ofereci-me como voluntária na floricultura para poder aprender a mexer com plantas. Simultaneamente, fui fazendo cursos e me capacitando”. Hoje, ela trabalha como paisagista autônoma. “Me sinto livre. Ser dona da minha rotina e estar próxima da natureza me faz muito bem”.

Todo esse bem-estar conquistado por meio do contato com as plantas, Marizilda divide com crianças e adolescentes carentes da periferia de São Paulo. Ela é voluntária no Projeto Aquarela, que atende às comunidades do Parque São Domingos, Vila Brasilândia e Jaguaré. Além disso, trabalha como instrutora de jardinagem em uma escola particular de São Paulo, que atende pessoas com síndrome de down. “O contato com a natureza trouxe mais equilíbrio e paz para meu filho”, conta Márcia Iclea Bagnatori. Há um ano, seu filho, Fabrízzio De Francesco, 38 anos, é aluno de Marizilda nas atividades de jardinagem. “Existe um consenso de que o portador de síndrome de down tem de ser útil à sociedade no sentido material. Não gosto disso. Pelo contato com a natureza, o Fabrízzio, mais do que ser produtivo, percebe que faz algo positivo e isso traz bem-estar para ele e para todos ao seu redor”. Além disso, para Márcia, o acompanhamento do processo do plantio à colheita é um aprendizado, uma demonstração de crescimento com equilíbrio e sem ansiedade. “Essa interação com a natureza é muito benéfica, para qualquer um”, avalia.
 

Jardineiros atentos

Focar a atenção no momento presente sem preocupar-se com o passado ou com o futuro. Uma tarefa simples? Então, tente controlar seus pensamentos por...  cinco minutos! Difícil? Para quem sofre de transtornos ligados à ansiedade e ao estresse, é uma tarefa quase impossível.

Pensando nessas pessoas, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação dos Amigos, Familiares e Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta), criou o Projeto Jardim Terapêutico com atividades de jardinagem, horticultura e meditação para aliviar os sintomas desse distúrbio.

“A ideia é criar um momento de relação com a natureza, de interação, em que a mente esteja presente e atenta, voltada apenas para a atividade executada. Trata-se de uma técnica de meditação muito simples e eficaz”, relata o agrônomo José Fernando da Rosa Vargas, coordenador do projeto. Os participantes aprendem técnicas de jardinagem e meditação e, no final da oficina, levam as mudas que plantaram para casa. “Os resultados são muito positivos. As pessoas relatam a melhora do estresse e continuam as atividades em casa”.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Ugg Bebe Barcelona comentou às 07h57 em 18/01/2014 responder denunciar

When I was two years oldsomething happened which I have in no way forgottenIt was early springand there was a light mist more than the trees and fieldsI and also the other young horses were feeding at the lower end in the field when we heard the distant cry of dogs Ugg Bebe Barcelona http://www.aguambiente.com/MasterPages/menu.asp?p=74

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER