Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Meditação Meditação em peniten...

Meditação em penitenciárias

Publicado por Redação em 26/07/2010 às 13h16

Experiências apontam a meditação como alternativa eficiente para a reabilitação social de presos. É isso mesmo: a prática zen tem ajudado a manutenção da saúde física e mental e a redução da reincidência ao crime. Saiba mais

Texto • Alexandra Bailon
 

Pense nas condições das penitenciárias brasileiras. Agora, imagine um grupo de presos praticando meditação nesse tipo de ambiente. Parece estranho, mas os cursos de meditação mostram-se eficazes na reabilitação de presidiários em países como Índia, Tailândia, Estados Unidos e também no Brasil.

“A meditação ajuda os presos a buscarem um ponto de equilíbrio, uma estabilidade emocional e racional”, afirma Rita de Cássia Naumann, diretora do Centro de Custódia de Curitiba (CCC), no Paraná. O trabalho com yoga e meditação na CCC começou com um convênio com as Faculdades Integradas Espírita e tem grande aceitação por parte dos presos. “Os cursos foram implantados este ano, por isso ainda não temos dados estatísticos sobre seus efeitos, mas com certeza a meditação é um instrumento a mais no programa de reintegração social dos presos”, acrescenta a diretora.

Com o relaxamento proporcionado pela meditação, pode-se tratar a abstinência de drogas, a depressão, a ansiedade e a insônia, problemas comuns no cárcere. Pesquisas nacionais e internacionais comprovam que esta prática tem ajudado os presidiários a serem mais positivos, a reconhecerem a necessidade de transformação e a trabalharem para se tornarem exemplos para si mesmos, para a família e para a sociedade.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER