Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Terapias Para acabar com a do...

Para acabar com a dor, música!

Publicado por Redação em 08/09/2010 às 12h35

A dor – seja decorrente de uma doença, seja de cabeça ou muscular – é a razão de mais de 80% das visitas aos consultórios médicos. Descubra como a musicoterapia pode contribuir no alívio deste mal, trazendo força e diminuindo o sofrimento

Texto • Paula Bianca de Oliveira


 

Desde o nascimento de seu filho, Stella* sabia das dificuldades que enfrentaria por conta da saúde do garoto. Eduardo* nascera com anemia falciforme, uma doença crônica, que não pode ser curada, apenas controlada. Aos 11 anos de idade, sem conseguir andar e queixando-se de fortes dores pelo corpo, o menino precisou ser internado. Mesmo sendo medicado com morfina, ele não conseguia suportar aquela dor, o que, é claro, deixava-o bastante irritado.

Diante da situação, a família passou a considerar o uso de terapias complementares de tratamento.  Foi aí que a musicoterapia entrou na vida de Eduardo. “Fazer com que ele participasse das sessões já foi uma vitória”, diz Cristiane Ferraz, psicóloga e musicoterapeuta, responsável pelo serviço de musicoterapia do Hospital Albert Einsten, em São Paulo.

Logo no primeiro contato com os instrumentos de percussão, Eduardo escolheu uma marimba e duas congas para tocar. Depois, ainda fez questão de selecionar outros instrumentos para que sua mãe e toda a equipe médica pudessem acompanhá-lo. “Mesmo sentindo dores fortíssimas, ele foi capaz de reger uma improvisação musical, sem parar em nenhum momento para gemer ou se queixar da dor”, lembra Cristiane.

Nesse tipo de trabalho, a música não é apenas um meio de criação estética, mas também uma forma de elaborar o que a pessoa não consegue dizer verbalmente. “Ele batia o tambor com toda a força, expressando a raiva que estava sentindo por estar doente”, analisa a musicoterapeuta. “Era como se ele se sentisse capaz de controlar alguma coisa, quando todo o resto estava fora de controle.”

Os resultados obtidos em um tratamento musicoterápico ativo (no qual a pessoa participa tocando algum instrumento) acompanham o paciente por muito tempo. Vendo-se capaz de criar, ele fortalece a autoestima, pois passa a ter mais orgulho de si mesmo. “Quando a pessoa encontra-se em um estado de euforia ou alegria, ela torna-se menos receptiva à dor”, afirma o médico Rubens José Gagliardi, professor de neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Capaz de direcionar a atenção para diferentes tipos de atividades ao mesmo tempo, o cérebro humano pode concentrar-se em determinado ponto, deixando todos os outros em segundo plano. “Quando você ouve música e sente dor, é possível concentrar-se mais no som, tirando o foco da dor”, explica o neurologista.



Página 1 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Marco Antonio comentou às 16h18 em 12/02/2013 responder denunciar

Estou trazendo dos Estados unidos um produto que pode ajudar ou auxiliar no tratamento de qualquer tipo de dor, em qualquer parte do corpo e ainda possui outros benefícios como: 1 - tira a dor de qualquer parte do corpo em minutos (metade da população global sofre de algum tipo de dor); 2 - acelera a absorção de nutrientes; 3 - acelera o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento; 4 - revitaliza as enzimas das células; 5 - auxilia na melhora da fadiga mental e física; 6 - antioxidante; 7 - anti-inflamatório; 8 - efeitos anti-cancerígenos; 9 - aumento de energia física e mental; 10 - auxilia na disfunção erétil; 11 - aumenta a síntese de proteínas. Contato: Skype - marcowebempreendedor msn - soldadozero@hotmail.com email - marcowebempreendedor@gmail.com

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER