Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Terapias Seu organismo sem o ...

Seu organismo sem o cigarro

Publicado por Redação em 30/09/2010 às 13h31

Pronto, você parou de fumar. Cada dia sem o cigarro é uma batalha, mas também uma vitória. Na linha do tempo a seguir, você confere o que acontece com seu corpo nesse período

Texto Redação

Primeiras horas

Só 20 minutos após apagar o último cigarro, a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal. Duas horas depois, a nicotina não circula mais no sangue. Mais seis horas de resistência e o nível de gás carbônico e oxigênio do sangue voltam ao normal. Nesse curto período, o fumante compulsivo já pode começar a apresentar alguns sintomas da crise de abstinência, como irritabilidade, dificuldade de concentração e dores de cabeça.

 

Primeiros dias

Um dia inteiro sem cigarro já é motivo de comemoração. A Organização Mundial de Saúde garante que, a partir desse momento, as chances de um ataque cardíaco já são reduzidas. No segundo dia, o olfato e o paladar ficam aguçados. No terceiro dia, os brônquios relaxam e a respiração melhora. Ao mesmo tempo, a crise de abstinência atinge o auge, o que pode envolver ansiedade, insônia, mau humor, tosse, náuseas e diarreia.

 

Primeiras semanas

O pulmão está em pleno processo de desintoxicação e revitalização. Atividades comuns do cotidiano, como descer e subir escadas ou fazer pequenas caminhadas, tornam-se mais fáceis e prazerosas. É também nesta fase que o ex-fumante começa a notar que está dormindo melhor e, consequentemente, tendo mais disposição no dia a dia. Após três semanas, os sintomas da crise de abstinência tendem a diminuir consideravelmente.

 

Primeiros meses

O cansaço e a falta de ar vão embora e, com o pulmão limpo, o risco de infecções respiratórias é sensivelmente reduzido. O perigo nesta fase é achar que já superou o vício e que consegue se controlar para fumar apenas um cigarro em um momento especial. Lembre-se de que esse período é especialmente importante para provar sua força de vontade – a maioria das recaídas ocorre nos três primeiros meses após parar de fumar.

 

Primeiros anos

Após um ano sem cigarro, os riscos de morte por doenças cardíacas são diminuídos pela metade. O abstêmio pode, enfim, ser considerado um ex-fumante. Mas a chance de uma recaída ainda é alta: mais de 50%. Esse número só despenca quando se consegue atingir a marca de dois anos longe do vício. Após esse período, o número de ex-fumantes que se rendem ao antigo hábito cai para 2% a 6%.

 

Para toda a vida

Em média, cinco a dez anos depois de abandonar o cigarro, o risco de sofrer um infarto ou morrer por doenças coronarianas se iguala ao de alguém que nunca fumou. Já o risco de câncer de pulmão demora ainda um pouco mais para se aproximar do zero: entre 15 e 20 anos. Aos poucos, a vontade de fumar desaparece completamente, o cheiro do cigarro torna-se muito incômodo e o velho hábito passa a ser apenas parte de um passado muito distante.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Camila comentou às 00h29 em 13/10/2013 responder denunciar

Hoje completo 6 dias sem o cigarro. Parei no dia 07.10.2013 às 00:00 hs. o primeiro dia foi o mais dificil.. passei o dia todo mto mal, chorei mto, tinha tremedeiras e nao conseguia ficar nem 1 segundo sequer sem me lembrar do maldito cigarro. A vontade de fumar era muito forte! no mesmo dia a noite eu pedi ao meu marido que comprasse uma caixinha de adesivos.. ele chegou da farmácia e imediatamente colou-o nas minhas costas.. O segundo dia foi mais tranquilo ainda com vontade mas como estava com o adesivo entao dava pra controlar. Desde ondem estou sem o adesivo. quis ficar sem pra testar como me sairia. E ta muito dificil. Ah! O meu marido tbm fuma e inclusive parou um dia dps de mim. usou o adesivo mas no quarto dia teve uma recaída e voltou completamente a fumar. No caso isso foi hj.. Uma pena realmente fiquei triste pq ele nao encarou como uma recaída apenas. Ele se conformou e voltou a fumar como antes. Eu fumava 1 maço e meio por dia e ele tbm. Eu não vou dar o braço a torcer pra esse maldito fumo. estou firme e forte, claro, mto nervosa e com crises de abstinência a todo instante, mas nao vou ceder! vc que quer parar de fumar saiba de uma coisa: APENAS PARE! tudo na vida é dificil! um bom casamento, um bom emprego, boa saúde enfim..tudo o que fizer na vida precisará de um alto grau de comprometimento e esforços.. parar de fumar é dificil como estudar durante anos ate se formar. se dedicar no trabalho para conseguir um cargo melhor.. tudo é resultado de dedicação!! SE DEDIQUE, NÃO TENHA MEDO E CONSEGUIRÁ!!

nilton comentou às 17h47 em 22/01/2011 responder denunciar

eu não quero que tu fumes! isto é que a voz abençoada de meu neto de seis anos me dizia quando me pegava fumando. dia 31.12.2011, paramos minha esposa cunhado e eu. eles recaíram, mas não desistiram. o mais cotado para recair era eu, pois sou o mais estressado( fumava a quarenta e cinco anos). tive problemas, mas consegui resolver sem ajuda do falso amigo. a fissura é intensa, mas já provei para mim mesmo que dá para superar. a fome é uma loucura!para amenisar e não engordar estou devorando melancias. a vontade disfarço com nicorete. a força vem dos depoimentos que leio de ex fumantes. faça como eu! saia do mundo falso de marlboro e sinta o sabor de aventura sem nicotina!

nilton comentou às 17h35 em 22/01/2011 responder denunciar

22 dias sem fumar. to comendo uma melancia por dia e mascando nicorete.meu neto me proibiu de fumar( tem 6 anos). foi é meu maior incentivador. vou chegar lá!

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER