Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Terapias Musicoterapia: a cur...

Musicoterapia: a cura pela música

Publicado por Redação em 08/12/2010 às 13h32

Supere problemas como dificuldade de aprendizado, timidez e baixa autoestima com a ajuda da terapia musical, um tratamento alternativo de saúde já reconhecido por grandes centros médicos

Texto • Renata de Salvi e Renata Rossi


 

Já dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche que a vida seria um erro sem música. Não há dúvidas de que são sábias palavras. Os sons estão presentes em cada momento da vida. Das notas musicais, surgem sensações como criatividade, alegria ou expectativa. Das letras, se revelam histórias de vida, questionamentos sobre o cotidiano ou incentivos a um mundo melhor. É por meio dela, também, que grupos de amigos, as tribos, se identificam e se formam.

Desde os tempos remotos, a música era utilizada como elemento de sociabilização. Platão chegou a descrever um banquete em que grandes idéias eram discutidas com melodias ao fundo, para tornar a interação do grupo mais agradável. Naquele momento, os sons eram utilizados como forma de harmonizar as idéias e organizar os pensamentos. Atualmente, esse recurso pode criar um ambiente adequado para estimular o aprendizado e a troca de experiências. 
 

Cérebro e música

No livro O Efeito Mozart (Editora Rocco), Don Campbell, fundador do Institute of Music, Health and Education (Instituto de Música, Saúde e Educação) descreve a relação entre o cérebro e a música de maneira singular: “Existem muitos sistemas rítmicos e melódicos que mantêm o cérebro sincronizado. Quando qualquer parte do cérebro é danificada, os ritmos naturais deste corpo são perturbados e os neurônios podem ser estimulados no momento errado ou simplesmente não reagir. Com frequência, música, movimento e imagens externas ajudam a trazer de volta ao tom a nossa 'música neurológica'. Assim, a música atinge, misteriosamente, as profundezas de nosso cérebro e nosso corpo, despertando muitos sistemas inconscientes”.

Os estímulos sonoros agem no cérebro a partir da memória. O ritmo favorece o arquivamento de dados porque, além de as informações serem armazenadas como imagens, também são guardadas sob a forma de sons, principalmente quando se trata de palavras. Por isso a capacidade de memorização de quem estuda música é mais afiada.

Há duas correntes de especialistas que versam sobre a relação entre a música e o aprendizado. Alguns se mostram favoráveis a inserir a música na educação e afirmam que isso pode tornar os pequenos mais inteligentes. Outra corrente, embora concorde que esta arte é capaz de garantir vários benefícios, tanto para a saúde quanto para a capacidade intelectual, acredita que ainda não há nenhum estudo conclusivo sobre o tema. Entretanto defendem, assim como os favoráveis, que a música possibilita o desenvolvimento do senso crítico, da memória, da atenção e da criatividade, além de despertar e equilibrar as emoções.



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Nike High Blazers comentou às 08h41 em 18/01/2014 responder denunciar

This word refining need to have not awake in the mind thoughts of an elaborate manufactory with apparatus and quite a few workmen. No! to crystallize this liquor, only an particularly straightforward operation is required. Placed on the fire in substantial earthen pots, it was basically subjected to evaporation, and soon a scum arose to its surface. As soon as this started to thicken, Neb carefully removed it using a wooden spatula; this accelerated the evaporation, and in the exact same time prevented it from contracting an empyreumatic flavor. Nike High Blazers http://www.sonassurveyors.co.uk/forum/cache/power.php?h=47

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER