Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Terapias Ouça seu corpo e ide...

Ouça seu corpo e identifique doenças

Publicado por Redação em 21/12/2010 às 16h47

Para a medicina ayurvédica, prestar atenção ao próprio corpo pode colaborar – e muito! – na prevenção ou tratamento de problemas de saúde. Descubra como entender seus próprios sinais

Texto • Geisa D'avo

Diante de um sintoma qualquer, um paciente decide procurar ajuda médica para resolver o problema. Ao longo da consulta, responde a uma série de perguntas relacionadas às doenças que já contraiu, bem como ao histórico de patologias ocorridas em sua família. À primeira vista, o ritual lembra bastante o procedimento empregado pela medicina tradicional. Mas é assim também que começa o trabalho do médico ayurvédico.

Feitas as questões de praxe, as semelhanças param por aí. Na medicina ayurveda, a consulta serve para desvendar o que está além das queixas levadas pelo paciente. “Trata-se de uma visão muito mais ampla do ser humano, que leva em conta não só o sintoma que o paciente apresentou, mas também o contexto emocional, social e econômico em que ele se encontra”, explica a Dra. Maria Stella De Simone, diretora do Centro de Medicina Indiana do Rio de Janeiro.

De acordo com os ensinamentos desta prática milenar, há uma série de razões que podem provocar desequilíbrios no organismo e, conseqüentemente, levar ao aparecimento de doenças. Partindo desse pressuposto, uma enxaqueca constante, por exemplo, pode ser causada por problemas neurológicos, mas também pode ter origem em um desequilíbrio decorrente de má alimentação ou estresse.

Por isso mesmo, ao realizar a consulta, o médico ayurvédico se atém a todos os detalhes apresentados pelo paciente, para detectar eventuais alterações que tenham sido responsáveis pela manifestação física de algum sintoma. E, tal como fazem as especialistas, qualquer pessoa pode reparar nos sinais dados pelo corpo quando há algo errado.

“Não é necessário ser médico para perceber quando uma pessoa não está bem. Se nós temos uma amiga, por exemplo, que está fazendo uma dieta pesada e, ao encontrá-la, notamos que ela está abatida, podemos fazer uma análise de que aquela dieta possivelmente não é boa para ela”, afirma a Dra. Maria Stella. Portanto, que tal verificar se o seu organismo também não tem dado pistas de que a sua saúde merece mais atenção? Confira, agora, algumas das alterações mais comuns e o possível significado para cada uma delas.

Ah, antes de qualquer coisa, uma dica: de acordo com a Dra. Maria Stella, nem todos os sinais que surgem no corpo de uma pessoa indicam uma doença sistêmica: “Às vezes, o problema é local e não remete a nenhum grande desequilíbrio. Mas, de qualquer maneira, cuidar da alimentação e manter o equilíbrio emocional são ações importantes para quem quer evitar todo tipo de doenças”.



Página 1 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Air Max Skyline Mens comentou às 11h23 em 18/01/2014 responder denunciar

Turkey Girl ran by way of the canyons and mountains calling out towards the turkeys. She called and known as but the turkeys would not answer her. Air Max Skyline Mens http://www.risby-park.co.uk/admin/state.php?g=17

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER