Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Terapias Desperte a energia d...

Desperte a energia da serpente

Publicado por Redação em 21/12/2010 às 16h47

Conheça a força transformadora da kundalini e descubra por que vale a pena aprender a utilizá-la a seu favor

Texto • Érica Araium

Uma serpente adormecida no interior de cada um de nós, que desperta lentamente e provoca transformações intensas e profundas: assim pode ser definida a kundalini, uma de nossas energias vitais mais importantes. Colocá-la em movimento não é tarefa simples, mas, de acordo com os ensinamentos de mestres de yoga e sábios hindus, vale a pena, pois isso pode nos levar ao grau máximo de entendimento do universo e vitalidade.

Também chamada de força do fogo ou energia da consciência, a kundalini concentra-se na base da coluna vertebral, precisamente no chakra básico. Por estar relacionada aos ciclos vitais e à constante renovação de energia, a kundalini é representada por uma serpente (Bhujanga) enrolada três vezes e meia sobre si mesma e engolindo a própria cauda.

Etimologicamente, a palavra kundalini quer dizer “aquilo que está enrolado”. O termo provém de kundal, que em sânscrito significa “enrolar” e tem sua raiz no verbo kund, também do sânscrito, que significa “queimar”.
A serpente de kundalini permanece adormecida até o exato momento em que é estimulada a percorrer e ativar os sete principais chakras do corpo humano, de forma ascendente.

“Cada vez que atinge um desses centros energéticos, que fisicamente correspondem às glândulas, aos gânglios e plexos nervosos, a kundalini efetiva o funcionamento dos órgãos e instiga as nossas emoções”, explica Cristina Marchesi, instrutora de Hatha Yoga no Instituto de Yoga Clássico de Campinas, em São Paulo. “Em cada ponto do organismo há um desafio a ser trabalhado pela kundalini”, complementa.

Além disso, bem-estar, aumento da autoconfiança, desenvolvimento da percepção e da intuição, melhoria das funções motoras, equilíbrio e descoberta de novos horizontes pelo maior contato com a realidade são apenas alguns dos benefícios.
 

A ascensão de kundalini

Depois de partir do primeiro chakra, na altura do cóccix, a kundalini sobe em direção ao chakra do baço relacionado à energia sexual e à interação entre os seres humanos. Em seguida, o terceiro chakra é estimulado a prevenir doenças e a limpar o organismo, ampliando a força física e diminuindo a ansiedade: é neste ponto que a energia ganha vigor para fluir. Quando a kundalini atinge o quarto chakra, no coração, ocorre um estímulo pelo desapego e atinge-se equilíbrio emocional. A comunicação e os medos são trabalhados no quinto chakra e, no sexto, o indivíduo toma consciência de suas capacidades cognitivas. No ápice desta “jornada da serpente”, ou seja, no sétimo chakra, localizado no alto da cabeça, a kundalini permite que o indivíduo se conecte ao Cosmos, ao Divino, e atinja o grau máximo de percepção a respeito do universo e do transcendental. Completado o percurso, a kundalini retorna à base da coluna vertebral abrindo os chakras e encerrando um fluxo energético.

Para usufruir todos esses benefícios, no entanto, é preciso disciplina. O “despertar da kundalini” requer a prática de exercícios respiratórios (pranayamas), purificações (kriyas) e meditação (dhyana), que devem ser feitos sob a orientação de um mestre. Aprimorar-se no yoga também é indicado: “Assim como todos os rios deságuam no oceano, todas as vertentes do yoga levam ao despertar da kundalini”, afirmava o Mestre Yogi Bhajan, o primeiro a difundir a Kundalini Yoga publicamente no ocidente, em 1968.

Dharam Kaur, instrutora de kundalini yoga no Instituto Kundal, em São Paulo, concorda com o Mestre. “Assim como cada rio tem seu curso, cada yoga tem sua técnica para despertar e elevar esta energia,” esclarece.

O diretor do Isvara Instituto de Yoga, de Campinas, Andrés de Nuccio, lembra que além de propiciar a integração entre corpo, mente e espírito, a prática integral de yoga (dentro e fora da sala de aula) e, consequentemente, a busca pelo despertar de nossa energia maior estreita a relação entre as forças individuais e cósmicas e amplia o poder criativo dos seres humanos. “Aprender a lidar com as situações cotidianas evitando confrontos desnecessários é fazer com que o indivíduo se torne um todo consciente”, completa Andrés.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
ALAN comentou às 18h14 em 02/10/2012 responder denunciar

SE QUERES ME CONHECER TENS QUE VIR ME CONVIDAR A SERPENTE ADORMECIDA CHEGO PARA DESPERTAR

fsad comentou às 19h49 em 14/01/2011 responder denunciar

oi

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER