Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Bem-estar e saúde » Terapias 50 formas de zerar a...

50 formas de zerar a ansiedade

Publicado por Redação em 21/12/2010 às 16h47

Não é fácil combater esse grande mal do mundo moderno, mas as dicas a seguir trazem pistas preciosas para quem quer reconquistar a serenidade e o equilíbrio. Aproveite!

Texto • Redação

1. Diga sim

Se estiver sentindo alguma emoção negativa, como ansiedade, preocupação ou tensão, não faça de conta que não está sentindo nada. Para poder controlar seus sentimentos, o primeiro passo é aceitá-los e identificá-los.

 

2. Exercício do bem

Experimente o exercício a seguir toda vez que perceber algum tipo de tensão chegando: relaxe os ombros e respire profundamente. Feche os olhos e pense sobre a situação que está lhe causando medo ou ansiedade. Mentalmente, saia do momento presente e viaje para o futuro, mais precisamente, para 30 segundos após a resolução de tal questão, imaginando que tudo transcorreu de maneira satisfatória para você. Lentamente, abra os olhos e sinta-se envolvido por uma profunda serenidade.

 

3. Jardim zen

Cultive plantas e flores em casa: além de ser um hobby prazeroso e relaxante, está comprovado entre médicos e especialistas que a jardinagem desperta a auto-estima e uma relação de cuidar e ser cuidado que é ótima para espantar a ansiedade.

 

4. O valor da preparação

Se a causa de sua angústia é alguma prova ou teste ao qual será submetido, nada mais eficiente para manter a tranquilidade do que estar bem preparado. A ideia é simples, mas funciona: quem sente que estudou ou treinou o bastante tem muito mais facilidade para manter a serenidade enquanto enfrenta o desafio.

 

5. Tempo para você

Se seu ritmo é muito acelerado, experimente parar tudo de vez em quando, nem que seja por alguns minutinhos. É uma boa forma de aprender a controlar a ansiedade e, assim, desistir de tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo. Mude a velocidade da sua vida e respeite mais os seus limites. Ficar sem fazer nada de vez em quando não é sinônimo de folga ou irresponsabilidade.

 

6. Inspiração de paz

Respirar corretamente é uma das maneiras mais eficientes de desacelerar corpo e mente. Em momentos de pico de tensão, troque a respiração curta e ofegante pela longa e profunda. Inspire e expire calmamente, sentindo a calma e a segurança proporcionadas pelo ar que entra e sai dos pulmões.

 

7. Autoconhecimento

Conhecer a causa da sua inquietação é fundamental para acabar com ela. Embora às vezes o motivo esteja claro, em alguns momentos pode não ser tão fácil identificá-lo. Esforce-se e, se necessário, busque uma ajuda especializada, como um terapeuta ou psicólogo, para descobrir o que lhe tira do sério.

 

8. Filtro de pensamentos

Não gaste seu tempo e sua energia com ideias que não mereçam, de fato, a sua preocupação. Não dê atenção a todos as ideias inconvenientes que insistem em surgir na sua mente.

 

9. No papel

Passe para o papel os seus problemas. Escrever é uma forma de desabafar e depois refletir sobre a real gravidade de seus problemas. Tente enumerar o que está incomodando você, colocar esta lista em uma ordem de gravidade e apontar possíveis soluções. Depois, é só partir para a ação e buscar resolver um a um seus problemas, como se fossem tarefas da escola.

 

10. Coragem!

Pare de adiar e enfrente seus medos. Certamente eles não são tão terríveis quanto você imagina.

Página 1 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
wagna comentou às 20h16 em 24/04/2011 responder denunciar

Ótimo texto.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER