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10 bons caminhos para relaxar

Publicado por Redação em 21/12/2010 às 16h47

Você pode se render ao relaxamento de olhos abertos ou fechados, com música ou em silêncio, criando imagens mentais ou, simplesmente, não pensando em nada... Confira as dicas e prepare-se para ficar zen à sua maneira

Texto • Redação


 

Ritual da paz

Antes de começar uma sessão de relaxamento, vale a pena preparar o ambiente. Desligue o telefone, acenda velas, apague as luzes, espalhe um pouco de essência calmante pelo ar e veja como o clima fica muito mais propício para encontrar a paz. Se quiser desfrutar de todos os benefícios que essa atividade pode oferecer, esforce-se para inseri-la em seu cotidiano: pratique-a diariamente, de preferência em um horário fixo.

 

Energia no ar

Respirar corretamente é uma das maneiras mais simples – e eficientes – de relaxar. Segundo a milenar filosofia indiana do yoga, encher o pulmão de ar limpo e fresco é o mesmo que energizar todo o organismo por meio do “prana”, a energia vital que nos cerca. A seguir, confira a “respiração alternada”, uma técnica yogue indicada para aperfeiçoar seu ciclo respiratório.

1. Sente com a coluna ereta e pressione a lateral da narina direita com o dedo indicador esquerdo, bloqueando a passagem de ar.

2. Inspire pela narina esquerda, contando até dez.

3. Quando terminar de expirar, leve o polegar esquerdo até a lateral da narina esquerda e expire pela narina direita, também contando até dez.

4. Em seguida, inverta o movimento: inspire pela narina direita e expire pela esquerda para fazer uma volta completa.

 

Além da imaginação

Relaxar usando o poder da imaginação é uma das técnicas mais conhecidas – e eficientes – que existem. Também conhecida como visualização, a prática consiste em deitar-se tranquilamente e imaginar um ambiente calmo e prazeroso. Além de viajar para este lugar, é importante experimentar todas as sensações como se você realmente estivesse lá.

Por exemplo, imagine-se em um agradável jardim: veja as flores, as árvores frondosas, o céu azul. Ouça o canto dos pássaros, o barulhinho da água escorrendo por um riacho, o farfalhar do vento das árvores. Sinta o cheiro da terra, o perfume das frutas. Aos poucos, as mensagens que seu cérebro recebe trarão mais e mais serenidade.

 

Cabeça oca

O contrário também pode funcionar: concentre-se no vazio e afaste, mentalmente, todas as preocupações, deixando-as em segundo plano por alguns momentos. Quando alguma inquietação insistir em visitar seus pensamentos, imagine um facho de luz azul inundar o centro da sua cabeça. Em pouco tempo, sua mente estará completamente “em branco” e, claro, em paz. 

 

Clássicos do bem-estar

Com a música adequada, fica muito mais fácil relaxar. Você pode optar por sons da natureza, canções new age ou, seguindo o conselho dos musicoterapeutas (profissionais que utilizam a música como forma de tratamento), apostar na música clássica. Confira algumas das melhores composições para acompanhar uma boa sessão de relaxamento:

O lago dos cisnes, Tchaikovsky
Fantasia e fuga em sol menor, Bach
Concerto n.º 02 para piano, Rachmaninov
Ave Maria, Franz Schubert
Revérie, Schumann

 

No mundo da Lua

Observar o céu pode ser uma excelente maneira de praticar o relaxamento. Descobrir constelações, decifrar os símbolos do zodíaco, olhar uma estrela piscando, ser surpreendido por uma estrela cadente... São muitas as atividades prazerosas que podemos realizar ao direcionar nosso olhar para o universo infinito que está acima de nós. Que tal escolher uma noite clara, um lugar tranquilo e fazer uma experiência?

 

Imagine uma luz branca...

Para pegar no sono, o ritual retirado do livro O poder da meditação, de Joel e Michelle Levey é tiro e queda:

“Imagine que sua cama está dentro de uma flor de lótus gigante e luminosa e que essa luz o envolve como uma capa de proteção contra as desarmonias e os sentimentos negativos. Em vez da flor, você pode imaginar um templo ou o colo de um mestre ou de uma figura protetora (o importante é sentir-se envolvido por essa proteção). Agora, descanse profundamente nesse colo cósmico”.

 

Corpo e mente em paz

Se o cansaço físico for tão grande quanto o mental, uma boa pedida é o relaxamento muscular progressivo. Como o próprio nome já diz, a técnica envolve o relaxamento de uma série de músculos, um de cada vez. Primeiramente, eleve o nível de tensão em um grupo muscular, como pernas ou braços, contraindo seus músculos e, em seguida, relaxando-os. Concentre-se em deixar a tensão sair de cada músculo e, então, trabalhe outro grupo muscular. Tome cuidado apenas para não forçar demais os músculos.

 

Pisando nas nuvens

Se quiser deixar a sua sessão de relaxamento ainda mais agradável, a dica é preparar um gostoso escalda-pés. Nada melhor para esquentar os pés enquanto esfria a cabeça...

Escalda-pés

• 200 g de sal grosso ou sal refinado aquecido
• 50 g de sulfato de magnésio
• 20 g de lauril em pó
• 2 gotas de essência de lavanda

Misture tudo em um recipiente e depois meça uma colher para um litro de água morna. Permaneça com os pés imersos na mistura por cerca de 15 minutos ou até a água esfriar.

 

Dieta saudável

Previna-se do estresse com uma alimentação balanceada, com muitas vitaminas e sais minerais. É importante regularizar os horários das refeições, sem pular nenhuma delas. Comece com um bom café da manhã, com cereais, leite, iogurte, frutas e pão integral. No almoço, além das tão recomendadas saladas e legumes cozidos, acrescente uma carne vermelha magra, que é rica em ferro, mineral que combate o cansaço e a indisposição. Outros alimentos que espantam o mau humor são: cenoura, alface, pimentão, queijo, uva, maçã e maracujá.
 

 
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