Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Casa e Decoração » Dicas e ideias Crie um charmoso por...

Crie um charmoso porta-bugigangas

Publicado por Redação em 23/04/2010 às 16h52

Que tal transformar um velho cesto de guardar revistas num belo porta-bugigangas para o quarto das crianças? É facinho: aprenda a técnica da papietagem e comece já a transformação

Texto • Redação

Antes de qualquer coisa, vale dizer que você pode aplicar essa técnica no objeto que quiser. Nesse exemplo, usaremos um cesto de guardar revistas bem antigo, mas sinta-se livre para usar a criatividade!

Para começar, pegamos o cesto e passamos uma demão de tinta (a cor fica a seu critério) para mudar o visual da peça. Neste caso, queríamos deixar o cesto com um aspecto leve, por isso escolhemos o branco como base. A tinta deve ser látex e a secagem leva em torno de 1 hora.

Para deixar a peça mais bonita, optamos por mesclar a cor branca com a azul clara. A segunda etapa, então, foi passar uma demão de tinta látex azul bem diluída em água, para dar um efeito aquarelado. Como as quantidades de tinta são muito pequenas, você pode procurar sobras de tinta de tecido ou de parede que estejam perdidas na sua casa. A medida é sempre duas vezes mais tinta do que água. Por exemplo: se colocou 50 ml de tinta, deve pôr 25 ml de água.

Terceira etapa. Com a ajuda de um pincel, passe cola (pode ser daquelas escolares mesmo) na face em que será feita a primeira colagem. Em seguida, recorte folhas de papel de seda num tamanho um pouco maior do que a superfície do cesto. Amasse o papel e depois estique-o, tomando cuidado para que ele não perca a textura. Repita o procedimento mais uma vez. Uma dica: vale a pena diluir a cola em um pouco de água, para facilitar a colagem. Mas preste atenção para colocar bem pouca água, para não deixar a cola rala demais.

Quando a colagem do papel estiver pronta, passe mais uma demão de tinta látex (em nosso caso, da cor azul) e espere secar totalmente, o que deve levar aproximadamente 3 horas.

O efeito já está quase pronto, mas, se quiser enfeitar um pouco mais, separe alguma figura de que tenha gostado e que ficará bacana se colada em seu objeto. Para não optar por algo descartável, o conselho é tirar uma cópia colorida da figura e, depois, com uma tesoura de ponta fina, recorta-la. Em seguida, passe cola no verso da figura e, com a ajuda da outra mão, cole com bastante cuidado para não deixar bolhas de ar.

Hora do acabamento. Caso seja necessário, recorte as sobras do papel, deixando apenas um pedaço para colar na parte de dentro (se cortar muito rente, o papel pode rasgar). Para impermeabilizar a figura
e evitar sua deterioração, com o pincel, passe uma camada de verniz transparente à base de água. Se não quiser comprar o produto, você pode passar
uma camada fina de cola.

Prontinho! Olha o resultado final aí ao lado. Agora temos um charmoso porta-bugigangas, que pode acomodar tanto brinquedinhos, quanto cremes, pomadas, lápis, canetinhas, roupas de cama... Enfim, tudo o que você quiser. Mãos à obra agora!
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
maria cristina soares comentou às 18h32 em 15/10/2011 responder denunciar

Adorei!!! Parabéns, continuem assim. Bjs.

Leonora comentou às 19h53 em 18/07/2010 responder denunciar

OI, muito legal visitar seu espaço e achar coisas tão maravilhosas, parabéns pelo bom gosto e saiba que sempre passo para ver algo belo...coisas de mulher...rsrrrsrs

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER