Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » Cinema Por que Cidadão Kane...

Por que Cidadão Kane é um marco

Publicado por Redação em 10/11/2010 às 17h30

Descubra o que há de realmente inovador na obra-prima de Orson Welles e o que ela representa para o mundo do cinema

Texto • Thiago Perin

Ângulos fora do comum

Ao longo do filme, as lentes com frequência miram objetos e pessoas de cima para baixo ou de baixo para cima, dando a ilusão de grandeza ou de diminuição proporcional às imagens. Dessa forma, Orson Welles foi o primeiro diretor a mostrar o teto do cenário em um filme de Hollywood.

 

Efeitos visuais

Concentrações de grandes multidões e cenas do majestoso palácio de Xanadu foram filmadas a partir de miniaturas, fazendo o filme parecer muito mais caro do que realmente foi. Outra técnica inovadora veio com a maquiagem criada por Maurice Seiderman, que envelheceu o elenco em várias décadas no decorrer da história.

 

Uso do foco profundo

Cidadão Kane empregou em quase todas as cenas uma técnica de filmagem – desenvolvida a partir de infindáveis experimentos com lentes e luzes – chamada “deep focus”, que deixa todos os planos da imagem com foco bem definido ao mesmo tempo, dando uma noção intensa de profundidade.

 

Colagens de depoimentos

Welles levou para Hollywood uma série de práticas típicas do rádio, como a de fazer colagens com diversas vozes proferindo trechos de uma mesma frase. Com uma edição rápida e sequencial, pedaço a pedaço, o resultado dava a impressão de que toda uma cidade estava falando sobre o mesmo assunto.

 

Transições de cena

Muito utilizada desde então, a técnica de preceder o visual com o áudio entre uma cena e outra (quando uma cena termina, o áudio passa para a próxima antes da imagem) foi utilizada pela primeira vez em Cidadão Kane.

 

Climatização sonora

Em vários momentos do filme, os sons são utilizados para dar o tom da cena. Após Kane dar um tapa no rosto de Susan, por exemplo, os dois personagens olham silenciosamente um para o outro – de fundo, ouve-se a risada histérica de uma mulher, provavelmente uma vizinha. Neste caso, o prazer da risada ajuda a pintar um quadro grotesco da infelicidade do casal. Em outros pontos da narrativa, Welles utilizou técnicas de reverberação e eco para criar atmosferas gélidas e cheias de mistério.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt baridi shoes sale comentou às 21h39 em 17/01/2014 responder denunciar

clark shoes Por que Cidadão Kane é um marco Cultura Cinema mbt baridi shoes sale http://www.turcyklisterne.dk/mbt-schuhe-kaufen-wien.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER