Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » Filosofia Causa e efeito: a te...

Causa e efeito: a teoria do caos

Publicado por Redação em 13/12/2010 às 13h36

Acredite se quiser: um pequeno evento pode ser capaz de alterar por completo toda uma cadeia de acontecimentos. Prepare-se, agora, para desvendar a teoria do caos

Texto • Geisa D’avo
 

Lançado em 2004, o filme Efeito Borboleta (The Butterfly Effect) conquistou fãs e provocou inúmeras discussões ao redor do planeta, superando de longe as expectativas lançadas sobre a obra. E nem poderia ser diferente. Na trama, dirigida por Eric Bress e J. Mackye Gruber, o jovem Evan Treborn (interpretado por Ashton Kutcher) descobre ter o potencial de fazer pequenas modificações em histórias de seu passado com o objetivo de alterar o presente e, consequentemente, promover verdadeiras revoluções em seu futuro.

Apesar do enredo fictício, Efeito Borboleta baseia-se em uma das teorias mais assustadoras já conhecidas pela matemática, física e filosofia: a ideia de que o bater das asas de uma borboleta em um canto do mundo pode influenciar em definitivo a ordem natural das coisas e culminar com um tufão do outro lado do mundo.

Este princípio, conhecido como Teoria do Caos, foi criado pelo norte-americano Edward Lorenz, em 1963, mas só ganhou notoriedade quando o filme obteve tal repercussão. O que pouca gente sabe, no entanto, é que há uma complexa linha de raciocínio por trás desta teoria. Que tal tentar desvendá-la?
 

Contra todos os princípios

Foi Lorenz, meteorologista, filósofo e matemático, quem constatou pela primeira vez que certos fenômenos não poderiam jamais ser descritos segundo lógicas da física ou da matemática – mesmo àquelas tidas como irrevogáveis.

Isso porque, segundo sua observação, alguns campos do conhecimento, como a própria meteorologia, estão baseados em tantos parâmetros e variáveis que fica praticamente impossível concluir a partir deles um ‘padrão definitivo de comportamento’. Mesmo na meteorologia, por exemplo, existem tantos fatores envolvidos que não se pode saber, ao certo, o que resultará da combinação destes fatores, mesmo que sejam sempre idênticos. Ou seja, é impossível prever as condições de temperatura e clima com 100% de precisão.

Mais tarde, o pensamento iniciado por Lorenz chegou a outras áreas do conhecimento e fez cair por terra o anseio ocidental de que, um dia, seria possível obter fórmulas matemáticas capazes de prever o desfecho de todos os acontecimentos.

Mesmo na psicanálise e psicologia, o chamado ‘efeito borboleta’ serve de alicerce para justificar a imprevisibilidade da vida. Afinal, sejam quais forem as atitudes conscientes e inconscientes tomadas por um indivíduo, os resultados sempre serão catastróficos – para o bem ou para o mal, tal como acontece com o protagonista de Efeito Borboleta.

Em outras palavras, a Teoria do Caos revela a incapacidade humana de compreender ou controlar o resultado de suas próprias ações ou mesmo de fenômenos naturais, conclusão assustadora para alguns, e libertadora para tantos outros. E você, o que acha?
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Dnic Lima comentou às 20h10 em 01/08/2013 responder denunciar

Parabéns pelo texto, já pesquiso sobre os fundamentos dessa teoria há muito tempo, e hoje posso dizer que grande parte de meu raciocínio e filosofia de vida tem como base essa teoria. Adorei essa sua citação: "a Teoria do Caos revela a incapacidade humana de compreender ou controlar o resultado de suas próprias ações ou mesmo de fenômenos naturais". Pra mim é isso aí mesmo, praticamente resumiu minha filosofia com poucas palavras! Usarei essa sua frase, creditada claro. É um alívio saber que tem gente esclarecida a esse ponto, parabéns novamente.

Simone L. F. Guimarães comentou às 04h38 em 21/07/2011 responder denunciar

Sinceramente, eu acho o seguinte. A Teoria do Caos, só existe porque alguém a inventou. Se essa teoria não fosse inventada, esse filme doido não teria sido feito e as cabeças das pessoas estariam mais saudável. O efeito borboleta 2 chegou para tentar consertar a meleca feita. Mas, eu digo uma coisa: Se em 1963 o cara não tivesse inventado essa teoria, as coisas estariam melhores. Então o mundo, de certa forma, mudou depois de 1963, sim. Os Beatles ainda estavam calmos, foi quando Brian Epstein entrou na história para preparar o que iria acontecer com os Beatles depois. Se não fosse George Martin (o maestro) nem sei se algum Beatle ainda estaria vivo hoje. Eles tiveram que fazer algumas coisas para salvar Paul Mc cartney porque ele foi dado como morto e apareceu em outro lugar, foi clonado, sei lá. A lenda ainda existe. Mas, prosseguindo: Esse filme fez mal a muita gente e está dando trabalho consertar a cabeça das pessoas. Diferentemente do De Volta para o futuro, que é clara ficção, o Efeito Borboleta fez parecer que tudo era real. Mas, no fim, a gente entende, que o rapaz estava com um grave problema mental e tudo foi imaginação dele. Ele imaginava o que teria vivido com aquela garotinha loira se não tivesse sido bloqueado. Ele viveu na imaginação, em sonho sei lá. Na realidade ele só viu a garota em dois momentos da vida: na infância e quando adulto, trabalhando e fora do sanatório levando uma vida normal, quando reencontra ela. O resto foi tudo fantasia que ele teve no sanatório. Ele só tem acesso à ela de verdade em dois momentos. A verdadeira. Ela criança e ela adulta quando ele fica bom. As outras, são clones ou frutos da imaginação dele, mas com a loirinha no pensamento. Ele gosta muito dela.

José Socorro comentou às 22h03 em 26/12/2010 responder denunciar

"a Teoria do Caos revela a incapacidade humana de compreender ou controlar o resultado de suas próprias ações ou mesmo de fenômenos naturais". O homem é capaz de compreender qualquer ação. Nossos pensamentos coletivos é que criam a nossa realidade. Somos capazes de mudar o mundo com nossos pensamentos. Os pensamentos são os verdadeiros criadores da nossa real situação. Acredite! Vamos mudar nosso planeta! Vamos pensar coletivamente e, então escolheremos que tipo de planeta nós queremos.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER