Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » História Quem foi a Rainha de...

Quem foi a Rainha de Sabá?

Publicado por Redação em 09/08/2010 às 19h21

Mito ou verdade? Conheça um pouco sobre as lendas que rondam o nome da Rainha de Sabá e entenda o que faz desta personagem uma figura tão controversa

Texto • Redação

As aparências enganam

Após percorrer um longo trajeto de navio rumo ao reinado de Salomão, conta a lenda que a Rainha de Sabá teria ancorado em uma pequena ilha, onde, acompanhada por seu séqüito, foi saudada por oficiais da corte local, postados em duas filas que levavam à entrada do palácio. Enquanto caminhava em direção às portas, a Rainha deparou-se com um homem cuja elegância e nobreza não lhe deixaram dúvidas: estava defronte ao grande Rei Salomão. Entretanto, enquanto se ajoelhava em sinal de respeito e cortesia, foi humildemente avisada por aquele homem que, na verdade, ele próprio não passava de um simples oficial. A gafe, porém, não teria sequer deixado a Rainha sem jeito. Pelo contrário. O acontecimento logo a levaria à seguinte conclusão: "se um simples servo de Salomão é tão nobre assim, o rei deve ser verdadeiramente divino!".
 

Escrituras sagradas

Rainha do Meio Dia, Rainha do Sul, Makeda, Bilqs ou... Rainha de Sabá. Independentemente de qual seja o nome atribuído, o fato é que esta figura aparece mencionada nas escrituras sagradas do Cristianismo, do Judaísmo e do Islamismo, bem como na cultura laica. Embora as abordagens em cada uma dessas religiões tenham nuances distintas, pode-se dizer que a Rainha de Sabá é um dos poucos mitos da humanidade cujos acontecimentos e desdobramentos estão tão vinculados a questões religiosas – o que, talvez, tenha lhe conferido ainda mais veracidade e vivacidade. Vale lembrar ainda que, entre os árabes, a imagem de Bilqs é até hoje evocada pela cultura local. Já quanto aos etíopes, pode-se dizer que Makeda é considerada ponto de controvérsia político, tendo em vista que a família real local alega ser descendente do suposto filho gerado pela Rainha de Sabá com o Rei Salomão.
 

Dinastia Salomonica

Não se sabe, ao certo, se o relacionamento entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão resultou no nascimento de uma criança. Sabe-se, porém, que aqueles que acreditam piamente nesta possibilidade, conhecem até mesmo a identidade deste filho: Menelik, moço que teria assumido o trono com o título de “Rei dos Reis da Etiópia” e iniciado, assim, a Dinastia Salomonica. Esta dinastia governaria este país por três mil anos, que só se encerrariam com a subida do Imperador Haile Selassie, em 1974.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Deixe seu comentário
elson comentou às 16h05 em 05/11/2013 responder denunciar

achei muito frutifero a visão sobre a rainha de saba mas se fosse elaborado uma pesquisa mais profunda em que se afirmasse que o livro cantares foi escrito por salomao por saudades dela.

Gerson Ricardo Carvalho comentou às 13h52 em 22/09/2013 responder denunciar

Achei meio fraco sobre a Rainha de Saba ...pouco c sabe sobre ela , gostaria de ver mais informaçao sobre ela ....como foi sua vida apos sua volta a Etiopia ou ate a sua morte

CARLOS BITTAR comentou às 11h00 em 23/10/2012 responder denunciar

EXISTEM MUITAS COISA , A RESPEITO DA RAINHA DE SABA, VCS, PODERIA SIM TAMBEM COLOCAR QUE ELA GOSTOU MUITO DO ARQUITETO DE SALOMAO... HIRAN ABI,E QUE HOUVE CIUMES DE AMBAS AS PARTES A RESPEITO, EXISTEM FATOS, AINDA A FALAR DESSA RAINHA.

max pinheiro comentou às 23h20 em 17/05/2012 responder denunciar

achei meio sem graça por que não conta de fato a verdadeira história da rainha de sabá, queria saber desde da sua existencia até sua morte.

ozani comentou às 15h05 em 07/12/2011 responder denunciar

Achei muito ruim pq n explica dureito quem foi a rainha do meio dia

ozani comentou às 15h03 em 07/12/2011 responder denunciar

muito ruim

MARIA MADALENA DE SIQUEIRA LOYARTE comentou às 07h41 em 02/07/2011 responder denunciar

Gostei muito dessa materia,meu sincero agradecimento

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER