Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » História Teorias da conspiraç...

Teorias da conspiração: você acredita?

Publicado por Redação em 10/11/2010 às 12h36

De Maria Madalena aos E.T.s de Roswell, passando pelo homem na Lua e Paul McCartney, os adeptos das teorias da conspiração encontram segredos mirabolantes por trás de quase tudo – será que eles estão certos?

Texto • Daniel John Furuno
 

Há pessoas que não se contentam com explicações simples e desconfiam de toda e qualquer “versão oficial” sobre um assunto. Diante de eventos de grande impacto histórico – como a chegada do homem à Lua, em 1969 – ou mesmo de acontecimentos corriqueiros – como a queda de um balão meteorológico nas proximidades da base militar de Roswell (EUA), em 1947 –, elas parecem compelidas a buscar outras hipóteses, geralmente envolvendo entidades superpoderosas que fazem de tudo para encobrir a verdade.

O historiador norte-americano Richard Hofstadter (1916-1970) acreditava que isso era fruto de uma tendência à paranóia, típica de seus compatriotas. Já o psicólogo e psiquiatra alemão Klaus Conrad (1905-1961) atribuía esse tipo de comportamento a um fenômeno cognitivo chamado apofenia – a percepção de conexões entre fatos aleatórios. Ou, quem sabe, ambos simplesmente fizessem parte do grande complô... Conheça a seguir algumas das mais conhecidas teorias da conspiração.

 

O homem não foi à Lua em 1969?


 

A TEORIA: a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, teria sido uma farsa criada pelo governo norte-americano. O intuito seria forjar uma vantagem na corrida espacial disputada com os soviéticos na época e desviar a atenção do público do fiasco na Guerra do Vietnã.

AS PROVAS: as imagens e fotos do pouso na Lua apresentariam erros comprovando a farsa, tais como ondulações na bandeira dos EUA que os astronautas fincaram na superfície lunar – isso indicaria a presença de vento no momento da foto, algo impossível, já que não há atmosfera no satélite.

QUEM ACREDITA: em julho de 1999, a Gallup realizou uma pesquisa cujos resultados apontaram que 6% dos norte-americanos acreditavam que o pouso na Lua nunca aconteceu de fato.

PARA SABER MAIS: Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon?, documentário produzido pelo canal norte-americano de tevê Fox.

 

O Santo Graal existe mesmo?

A TEORIA: Maria Madalena teria sido esposa de Jesus, com quem teria tido um filho, dando origem a uma linhagem sagrada. Tal linhagem seria protegida por uma sociedade secreta chamada Priorado de Sião e perseguida pela Igreja Católica.

AS PROVAS: em 1891, durante uma reforma em sua igreja, o padre Bérenger Saunière, da pequena vila de Rennes-le-Châreau, na França, teria encontrado um objeto valioso e enriquecido do dia para a noite. Tal objeto, na verdade, seria um documento provando a existência do Priorado de Sião e dos remanescentes da dinastia dos Merovíngios, os supostos descendentes de Jesus e Maria Madalena. A fortuna de Saunière, portanto, viria de pagamentos feitos pela Igreja Católica em troca de seu silêncio.

QUEM ACREDITA: pelo menos uma parte das 60 milhões de pessoas que transformaram o livro O Código Da Vinci (Sextante), de Dan Brown, em best-seller.

PARA SABER MAIS: O Santo Graal e a Linhagem Sagrada (Nova Fronteira), de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln.

 

Os ETs estão entre nós?

A TEORIA: em julho de 1947, um objeto voador não-identificado teria caído em um rancho no estado do Novo México (EUA). As autoridades da base militar de Roswell, próxima à região, teriam chegado ao local e imediatamente recolhido os destroços do que seria um disco voador e o corpo de um alienígena. Em seguida, teriam coagido as testemunhas a confirmar a explicação oficial do governo de que se tratava apenas de um balão meteorológico.

AS PROVAS: os restos do balão apresentados pelo exército seriam totalmente diferentes do material supostamente encontrado no local da queda, de acordo com descrições feitas pelas testemunhas anos depois do incidente. Além disso, existiria um registro em vídeo da suposta autópsia realizada no corpo do alienígena, nas dependências da Área 51.

QUEM ACREDITA: ufologistas em geral.

PARA SABER MAIS: The Day After Roswell (Atria, inédito no Brasil), de Philip Corso e William J. Birnes.

 

Paul McCartney está morto?

A TEORIA: em novembro de 1966, durante as gravações do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro, tendo sido então substituído por um sósia chamado Billy Shears.

AS PROVAS: a partir de 1966, os Beatles nunca mais se apresentaram ao vivo. Além disso, John Lennon, que seria contrário à ideia de substituir Paul, teria se esforçado em espalhar pistas nos discos da banda para alertar os fãs. Tocando o White Album, de 1968, ao contrário, seria possível ouvir Lennon dizendo “Paul is dead, I miss him” (“Paul está morto, sinto sua falta”) na música I’m So Tired. Haveria ainda dicas nos projetos gráficos – na foto da contracapa de Sgt. Pepper’s, por exemplo, Paul é o único que aparece de costas; já na foto da capa de Abbey Road (acima), ele é o único descalço e, ainda por cima, traz um cigarro na mão direita, um gesto improvável para um canhoto.

QUEM ACREDITA: embora na época muitos fãs tenham se impressionado com as “evidências”, hoje nem o mais alucinado dos “beatlemaníacos” leva essa teoria realmente a sério. Ela se tornou apenas mais um capítulo pitoresco na história da banda.

PARA SABER MAIS: The Walrus Was Paul – The Great Beatle Death Clues (Fireside, inédito no Brasil), de R. Gary Patterson.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Deixe seu comentário
chanel bags cheap online comentou às 10h34 em 11/07/2013 responder denunciar

Teorias da conspiração: você acredita? Cultura História chanel bags cheap online http://www.ardictech.com/Tophandbags/

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER