Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » Sociedades secretas Segredos das socieda...

Segredos das sociedades secretas

Publicado por Redação em 08/10/2010 às 16h50

Conheça os grandes mistérios que marcaram a história das mais importantes irmandades secretas que já existiram

Texto • Redação

Templários: fé cega

Muitos são os enigmas que envolvem a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecidos como cavaleiros templários. Ainda hoje, quase tudo o que se sabe sobre esses guerreiros monásticos se perde em um confuso emaranhado de lendas e suposições.

Durante muito tempo eles foram vistos como homens de fé e coragem, que arriscavam a vida para proteger os cristãos na Terra Santa. Mas essa não foi a única imagem que deixaram: em sua trajetória, chegaram a ser apontados como negociantes oportunistas que negavam a moral cristã e estavam interessados apenas em consolidar seu poderio na Europa Medieval e, ainda, como sábios do ocultismo, iniciados nos princípios da alquimia e em milenares conhecimentos esotéricos.

Enquanto os estudiosos não encontram respostas definitivas, o acirrado debate sobre o verdadeiro propósito da Ordem do Templo desafia os séculos, ao lado de outras questões intrigantes, como a hipótese de que a reunião dos antigos cavaleiros teria se transformado em uma sociedade secreta e a suspeita de que ela guardaria tesouros de valor incalculável – como o Santo Graal (o cálice que recolheu o sangue de Jesus) ou a Arca Perdida (com os mandamentos ditados por Deus a Moisés). Nenhuma dessas teorias, no entanto, possui sustentação histórica.

 

Maçonaria: moral impecável

Discussões políticas, científicas, religiosas e humanitárias fazem parte da Maçonaria, mas não são elas que têm chamado a atenção para a instituição em sua longa história. A verdade é que a Maçonaria desperta toda essa curiosidade pelo fato de estar envolvida em uma áurea de mistério, com rituais próprios, símbolos secretos e acesso restrito somente a convidados que preencham uma série de requisitos.

Os mesmos motivos que fascinam tantos leigos, porém, fizeram a instituição sofrer os mais diversos preconceitos, principalmente por parte de algumas religiões. Ao longo dos séculos, a sociedade já foi associada a seitas satânicas, práticas macabras e grandes conspirações.

Atualmente difundida em todo o mundo, a Maçonaria adota os princípios da fraternidade e filantropia entre seus membros. É composta por homens que se iniciam por meio de rituais, incluindo juramentos de fidelidade, moral e retidão, retirados do Livro Sagrado. Uma vez aceitos na sociedade, qualquer desrespeito às regras impostas ou deslize moral que os integrantes venham a cometer resultará em sua expulsão.

 

Rosacruz: espiritualidade elevada

A Rosacruz é uma filosofia que veio à tona com Christian Rosenkreuz, por volta do século XIII, baseada na astrologia e no estudo do tempo como uma grandeza não-linear. Para Rosenkreuz, nada tem um fim ou um começo; o espírito é único e eterno. Pelo contexto da época, em que todo o conhecimento era concentrado nas mãos da Igreja, a crença na reencarnação e a ligação direta com a astrologia não poderiam ser aceitas abertamente e, por isso, a filosofia foi primeiramente difundida de forma sigilosa. Hoje, no entanto, nada mais é secreto. Prova disso é que ainda existem diversas organizações que seguem a filosofia e procuram levar a cura e o conhecimento espiritual às pessoas menos esclarecidas.

 

Illuminati: poder central

Há mais de 200 anos, na Alemanha, em 1º de maio de 1776, foi fundada na Baviera uma sociedade secreta que tinha como objetivo “simplesmente” abolir todos os governos e religiões do mundo. Sob o comando de Adam Weishaupt, a Ordem, que primeiro foi chamada de Perfectibilistas, infiltrou-se na Maçonaria para conseguir espalhar seu poder mais rapidamente. Os Illuminati acreditavam no contato com Deus sem intermediações ou interferências e, por isso mesmo, desejavam extinguir todos os grupos religiosos e formar uma Nova Ordem Mundial. Desse pensamento, a idéia de um estado único foi uma consciência natural. Diversos estudiosos apontam que os Illuminati influenciaram alguns dos acontecimentos mais importantes da História, como a Revolução Francesa. A teoria não parece absurda, uma vez que o princípio básico defendido pela irmandade era “igualdade e liberdade a todos”. Outros pesquisadores afirmam que a ONU (Organizações das Nações Unidas) seria o primeiro passo para o Estado único defendido por Weishaupt. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a globalização seria nada menos que a concretização da Nova Ordem Mundial. Hoje, no entanto, restam dúvidas se a Ordem ainda existe, ou se já foi completamente banida há muitos anos.

 

Bilderberg: liderança mundial

O Grupo Bilderberg surgiu em meados do século XX, fundado pelo polonês Joseph Retinger e pelo príncipe holandês Bernhard, e, hoje, reúne nomes importantes da política, economia e comunicação mundial. O nome escolhido é uma homenagem ao Hotel Bilderberg, da Holanda, onde seus primeiros membros se reuniram pela primeira vez.

Desde então, suas reuniões anuais são consideradas marcos da política internacional. São eventos que acontecem sempre em um fim de semana de maio, normalmente pouco antes do encontro do G-8. A programação, o local e os participantes não são secretos; mas os tópicos discutidos nunca são revelados por inteiro. Nenhum relatório é divulgado. Estudiosos do assunto acreditam que o Grupo funcionaria como um laboratório de testes de decisões que países e corporações ainda vão tomar no futuro.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
discount mbt walking shoes comentou às 01h01 em 18/01/2014 responder denunciar

mary jane shoes Segredos das sociedades secretas Cultura Sociedades secretas discount mbt walking shoes http://www.conheceracrise.com/mbt-panda.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER