Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » Sociedades secretas Como ingressar na ma...

Como ingressar na maçonaria

Publicado por Redação em 01/07/2010 às 19h41

No livro "Maçonaria para não-iniciados", o jornalista Sérgio Pereira Couto explica tudo o que você precisa saber para ser aceito nessa irmandade misteriosa. Confira um trecho da obra

Texto • Redação

O que mais atrai na maçonaria é a aura de mistério que envolve seus participantes e rituais. Muito já foi falado a respeito dessa estranha sociedade, que muitos adeptos hoje insistem que não é mais “secreta”, mas, sim “discreta”, uma vez que todos a conhecem, porém poucos sabem exatamente do que se trata.

É importante que o leitor tenha a mente aberta, porque para conseguir chegar até a maçonaria é necessário passar por um período de informação, em que o candidato a maçom deve lançar mão do que já existe no mercado sobre esta sociedade e se informar direito. Há um ditado maçom que afirma: “A porta para entrar é muito pequena, mas a porta para sair é muito grande”. Nesta pequena frase, podemos enxergar muito da filosofia maçônica, principalmente para quem insiste em compará-la a uma seita.

Um trecho de um texto maçom esclarece que esta sociedade “não busca adeptos, nem pratica o proselitismo”, e isso é verdade, pois, para se tornar um candidato, o interessado deve, antes de qualquer coisa, ser convidado. Não há como ser aceito sem o “aval” de um maçom, que será, mais para frente, chamado de “padrinho”.

Mesmo com o apoio de um maçom já iniciado, não significa que o candidato tenha qualquer garantia de seguir no processo de admissão. Depois de ser apresentado formalmente, o candidato terá a vida investigada nos mínimos detalhes, e os demais irmãos se encarregarão de saber como é a verdadeira face do aspirante a maçom.

Outro detalhe importante que diferencia a maçonaria de uma simples seita é a questão dos dogmas impostos. Enquanto cada movimento dito esotérico impõem um ou mais dogmas para que o iniciado aceite sem questionar, os maçons incentivam, de todas as formas possíveis, o livre pensamento. Isso significa que nenhum conhecimento específico é imposto aos novos candidatos aprovados, apenas coloca-se à disposição uma série de simbologias que, uma vez estudadas e compreendidas, farão que cada um se dedique ao seu estudo e estabeleça suas próprias conclusões. É dessa variedade dentro da unidade que se originou o ditado que “há tantas maçonarias como maçons no mundo”, uma vez que cada um a vê e a interpreta de forma distinta.

(...) Concentraremo-nos em verificar os mecanismos gerais de funcionamento para admissão. Vale ressaltar, entretanto, que não se tratam de esquemas rigorosos. Cada loja maçônica é livre para seguir seu próprio processo de admissão, o que torna quase impossível falar de um processo padrão. Podemos, sim, identificar certos esquemas que terminam por ser mais adotados ou postos em prática com pequenas variações, mas nada garante que o leitor interessado vá encontrar exatamente estes procedimentos na loja à qual pretende se filiar.

(...) O maçom Joaquim Gervásio de Figueiredo, Mestre do Grau 33, fala em sua obra, Dicionário de maçonaria, o seguinte:

“Candidato – Maçonicamente, é o solicitante à admissão ou o aspirante ao aumento de salários, desde que, em escrutínio secreto, haja sido julgado ‘limpo e puro’. No entanto, há autores que consignam esta ordem ascendente: postulante, candidato, recipiendário ou aspirante, neófito.”

Nessa definição já podemos observar como é complicado o processo de admissão na maçonaria. Há correntes, por assim dizer, que são bem mais rigorosas e em que, para conseguir se tornar um maçom de Primeiro Grau, fazem o aspirante passar por uma hierarquia de situações, começando como postulante e terminando como neófito. O primeiro passo, de qualquer maneira, é aguardar a indicação de um maçom já consagrado. Querendo ou não, o candidato deverá passar pela tal investigação para obter o status de “limpo e puro”, citado no verbete do Dicionário. E o principal de tudo: aguardar uma comunicação para que possa vir a se apresentar perante os demais.



Página 1 de 3
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Raimundo B. S. Jesus comentou às 14h16 em 23/10/2014 responder denunciar

Para conhecer a Maçonaria devem primeiramente se instruir a respeito, o que pode ser feito através de uma boa literatura, voltada especificamente para o assunto. Para tal, sugerimos o livro "A Caminho da Maçonaria, Fundamentos & Rudimentos". Este livro, vendido apenas na internet (link abaixo), lhe dará todas as informações que um não-iniciado pode obter a respeito da Ordem e prepará-lo para uma eventual admissão. http://www.clubedeautores.com.br/book/32602--A_Caminho_da_Maconaria Clique no link acima ou copie e cole na barra de tarefas. Boa leitura, Raimundo B. S. Jesus.'.

Robson comentou às 10h24 em 22/02/2014 responder denunciar

Interessante.

patricia iracema pelagia pereira. comentou às 22h18 em 01/12/2013 responder denunciar

SOU UM SER INTELIGENTE MAS NAO ACHEI QUEM ME AJUDA-SE A PROSPERAR ISSO E GOSTARIA A SERVIR A ESSA ENTREGA DE VIDA.PRECISO SER FELIZ POR CONPRETO E VO SER.

tainan comentou às 14h03 em 25/08/2013 responder denunciar

quero ser maçon. como faço pra receber o convite...

quelis da silva salis comentou às 19h46 em 14/05/2013 responder denunciar

queria muito aprender com voseis ; como faço , nao conheço nem um maçom, espero respota

quelis da silva salis comentou às 19h43 em 14/05/2013 responder denunciar

tenho vontade muita de si tonar um membro com voceis . por admiro muito os seis , voceis sao muit enteligentes

quelis da silva salis comentou às 19h43 em 14/05/2013 responder denunciar

tenho vontade muita de si tonar um membro com voceis . por admiro muito os seis , voceis sao muit enteligentes

jefferson luis de souza comentou às 23h43 em 02/05/2013 responder denunciar

gostaria de ser convidado pena não conheço nenhum maçon mas se tiver a oportunidade ficarei grato

Igor Apparicio comentou às 04h06 em 26/03/2013 responder denunciar

quero ser um maçon como faço para resceber a carta meu pai é eu tbm quero ser espero espero que me ajudem reso para Deus Supremo...

celio comentou às 17h27 em 19/03/2013 responder denunciar

quero virar um masonico

Moyses comentou às 16h31 em 15/02/2013 responder denunciar

me instrui sobre a Maçonaria por meios de vários instrumentos! Entre eles posso destacar o "Caminho da Maçonaria", "Maçonaria para não iniciados", "Maçonaria, uma religião ou uma ordem?" entre outros. Mas, a apenas um agravante, tenho plenos conhecimentos do código maçônico e o respeito, o agravante é que tenho 16(dezesseis) anos e não entendo como poderiam me aceitar na ordem, mas creio que tenho capacidade para contribuir com meus aprendizados para a ordem nas reuniões e digo que tenho plena consciência de poder entender e dialogar com os assuntos que serão abordados. Obrigado. Apenas como complemento, moro em Nova Friburgo e queria mesmo fazer parte da loja maçônica de minha região se alguém puder me ajudar desde já, obrigado.

Raimundo B. S. Jesus comentou às 21h11 em 04/02/2013 responder denunciar

Senhores, Se querem conhecer a Maçonaria devem, primeiramente, se instruir a respeito, o que pode ser feito através da leitura de um bom livro voltado especificamente para o assunto. Para tal, sugiro o seguinte: www.clubedeautores.com.br/book/32602--A_Caminho_da_Maconaria Este livro lhes dará todas as informações que um não-iniciado pode obter a respeito da Ordem. Boa leitura, Raimundo

jos de oliveira santos comentou às 10h45 em 03/01/2013 responder denunciar

meu nome é jose moro en joinville sc tenho 46 anos sempre teve coriosidade de saber sobre maçon hoje tenho serteza que concordo com á deciplina queria ter o previleguio de participar de uma loja maçonica como faço para participar fala para mim obrigado.

reginaldo lima dos santos comentou às 14h22 em 26/12/2012 responder denunciar

entre em contato com migo

reginaldo lima dos santos comentou às 14h13 em 26/12/2012 responder denunciar

entre em contato com migo

reginaldo lima dos santos comentou às 14h08 em 26/12/2012 responder denunciar

emtre em comtato por favo

Luanderson comentou às 03h32 em 06/12/2012 responder denunciar

Entrem em contato comigo.

filho de deus comentou às 11h52 em 03/12/2012 responder denunciar

Twiday-online escreveu: "Sim, provavelmente por isso e"

deus e justo e fiel .......fique com deus voseis que nao tem conhesimento do bem e do mal

filho de deus comentou às 11h44 em 03/12/2012 responder denunciar

Twiday-online escreveu: "Sim, provavelmente por isso e"

SO DA IGREJA ENVAJELICA E MEU NIVEL DE PODER SE XAMA JESUS CRISTO ....EU VOU CLAMAR A MEU DEUS QUE TODAS AS MAÇONARIA DO BRASIL SEJA SE RENDAO AO PODER E AGLORIA DE MEU DEUS .....PORQUE TEM MUITASPESOASSENDU ENGANADASPOR LUSYFER O ANJO CAIDU DU SEL ....... ROMANUS 8:1 NELHUMA CONDENAÇAO A PARA AQUELE QUE ESTAR EM CRISTU JESUS QUE NAO ANDASEGUNDUA CARNE MAIS SIMNO ESPIRITO .......LUCAS 10:19 EIS QUE DEI AUTORIDADE PARA PISAR SERPENTES E ESORPIOES , E SOBRE TODO O PODER DO INIMIGO ; E NADA VOS FARÁ DANO ALGUM ......EM NOME D JESUS

paulo roberto machado de oliveira comentou às 15h47 em 25/08/2012 responder denunciar

ola tenho 54 anos queria de fazer parte maçonaria como eu faço para ingresar na maçonaria

paulo roberto machado de oliveira comentou às 19h21 em 24/08/2012 responder denunciar

ola eu queria fazer parte da maçonaria com eu faço entrar o oeu preçiso para ingresar na maçonaria

luciano jose lopes da costa comentou às 21h12 em 03/08/2012 responder denunciar

admiro muito a comunidade maçônica por ser pessoas sérias e de boa índole dentro da sociedade o que faço para fazer parte da mesma moro em ribeirão estado de pernambuco aqui em minha cidade tem uma loja chama-se loja maçonica josé mariano

ademario da silva arifa comentou às 00h31 em 04/07/2012 responder denunciar

eu desvejo vira massom tenho muita vontade mais eu já tenho 22 nos tem como eu entra na maçonaria???

salomao de sousa azevedo comentou às 15h02 em 12/06/2012 responder denunciar

eu desvejo vira massom tenho muita votade meu somho

salomao de sousa azevedo comentou às 14h59 em 12/06/2012 responder denunciar

eu desvejo vira massom tenho muita votade meu somho

patricia comentou às 18h35 em 11/06/2012 responder denunciar

Ola meu nome é Patricia e a dois meses, ele foi embora de SP quando descobriu que minha mae estava gravida,descobri que ele é maçon a anos e vou falar se ser maçon é desprezar filha, acho que é errado ou ele que tem que entender direito a maçonaria, pois meu ex sogro era maçon e era uma pessoa maravilhosa,mas esse cara é um ser desprezivel

patricia comentou às 18h19 em 11/06/2012 responder denunciar

Ola meu nome é Patricia e a dois meses descobri meu pai bioogico, ele foi embora de SP quando descobriu que minha mae estava gravida,descobri que ele é maçon a anos e vou falar se ser maçon é desprezar filha, acho que é errado ou ele que tem que entender direito a maçonaria, pois meu ex sogro era maçon e era uma pessoa maravilhosa,mas esse cara é um ser desprezivel, ou será que é isso que a maçonaria prega? por favor me respondam

patricia comentou às 18h16 em 11/06/2012 responder denunciar

Ola meu nome é Patricia e a dois meses, ele foi embora de SP quando descobriu que minha mae estava gravida,descobri que ele é maçon a anos e vou falar se ser maçon é desprezar filha, acho que é errado ou ele que tem que entender direito a maçonaria, pois meu ex sogro era maçon e era uma pessoa maravilhosa,mas esse cara é um ser desprezivel

crislaine comentou às 10h48 em 05/05/2012 responder denunciar

Eu adoraria estudar esse assunto.Adoro maçonaria pena que sou mulher e nao posso me filiar e tambem nao conheço ninguem que possa me apadrinhar

douglas luiz silva marques comentou às 21h13 em 01/05/2012 responder denunciar

olá gostaria de engressar na maçonaria admiro muito vcs meu telefone é 2178386640

william telles comentou às 22h37 em 30/03/2012 responder denunciar

estou a disposisao

Sandro comentou às 16h58 em 05/01/2012 responder denunciar

reginaldo escreveu: "ola eu queria faser parte da maçonaria como eu faço pra entrar ai o que eu preçiso para ingresar ai me dem resposta"

Prezados, entrem em contato comigo no vasconcelossm@hotmail.com que responderei sobre as chances de entrar para a Maçonaria

Rubens comentou às 02h30 em 05/08/2011 responder denunciar

anselmo krinski escreveu: "ola bom dia me chamo anselmo adorei admiro muito a masonaria por ser uma entidade seria desde pequeno leio livros relacionado a maçonaria e defendo vcss quando algum crente ou catolico falão. mal um abraço a vcs maçonicos do brasil e do parana.. sou do parana da cidade de araucaria pr no momento trabalho aqui na refinaria presidente getulio vargas prestando serviço a petrobras meu cl é 42 88092949.abraço a todos."

tenho grande interesse em aprender sobre o mundo espiritual preciso de uma guia sabia ouvi falar sobre os maçons que tem grande grau de elevação espiritual, gostaria de me juntar a voces, rubensps2@hotmail.com

Gileade Matias Rocha comentou às 13h40 em 25/06/2011 responder denunciar

Mestre Maçom escreveu: "Boa noite prezados. Os interessados em entrar para a Ordem Maçonica, favor me enviarem um email que conversaremos e prestarei maiores esclarecimentos. Abraço."

meu email:matias.nc@hotmail.com

Gileade Matias Rocha comentou às 13h39 em 25/06/2011 responder denunciar

Desejo ingrssar na maçonaria,meu email é matias.nc@hotmail.com

reginaldo comentou às 18h23 em 01/06/2011 responder denunciar

ola eu queria faser parte da maçonaria como eu faço pra entrar ai o que eu preçiso para ingresar ai me dem resposta

Henrique Stalfeu comentou às 12h33 em 13/04/2011 responder denunciar

Ola gostaria de lhe enviar um email qual seria? Conheço alguns maçons,acho pessoas diferentes de bem com a vida e sempre alegres...com o espiritual elevadissimo...por isso gostaria te fazer o possivel para ingressar...obrigado

Mestre Maçom comentou às 20h38 em 06/04/2011 responder denunciar

MArcio escreveu: "Quero saber como faço para me candidatar? MAnde um email para mim.sei que tenho que ser convidado massssssssssss.. para tudo a um jeito."

Boa noite prezados. Os interessados em entrar para a Ordem Maçonica, favor me enviarem um email que conversaremos e prestarei maiores esclarecimentos. Abraço.

MArcio comentou às 20h11 em 24/03/2011 responder denunciar

Quero saber como faço para me candidatar? MAnde um email para mim.sei que tenho que ser convidado massssssssssss.. para tudo a um jeito.

Twiday-online comentou às 13h28 em 12/10/2010 responder denunciar

Sim, provavelmente por isso e

anselmo krinski comentou às 18h53 em 28/03/2010 responder denunciar

ola bom dia me chamo anselmo adorei admiro muito a masonaria por ser uma entidade seria desde pequeno leio livros relacionado a maçonaria e defendo vcss quando algum crente ou catolico falão. mal um abraço a vcs maçonicos do brasil e do parana.. sou do parana da cidade de araucaria pr no momento trabalho aqui na refinaria presidente getulio vargas prestando serviço a petrobras meu cl é 42 88092949.abraço a todos.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER