Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Cultura » Sociedades secretas Os 33 degraus da maç...

Os 33 degraus da maçonaria

Publicado por Redação em 02/07/2010 às 16h27

Dedicação, persistência e comprometimento são alguns dos atributos necessários a um Aprendiz que deseja atingir o posto de Grande Espetor Geral, grau máximo da hierarquia maçônica. Confira os detalhes que marcam esta longa trajetória

Texto • Luís Paulo Domingues

Quando se prepara para seu ritual de iniciação, o futuro maçom já sabe que seu aprendizado dentro da irmandade será dividido em etapas. Do primeiro grau (Aprendiz) até o mais alto, o 33º (Soberano Grande Inspetor Geral), há um longo caminho a ser percorrido e, nessa trajetória, apenas a dedicação e o trabalho árduo poderão ajudá-lo.

No Brasil e em grande parte das Américas, quem determina esse caminho é o Rito Escocês Antigo e Aceito (também conhecido como Rito Escocês Antigo e Aceite), um conjunto de normas e práticas utilizado para conduzir o iniciado através dos diversos graus da instituição.

“Quando alguém é iniciado na maçonaria, automaticamente se torna Aprendiz. Costumamos dizer que é nesse momento que nos tornamos feiticeiros, pois começamos a aprender sobre a grande mágica do universo e de nossas possibilidades no mundo”, explica o Grão Mestre Alfredo Fernandes, Venerável da Grande Loja Maçônica de Bauru, interior de São Paulo. A partir daí, existem 33 graus diferentes, “com diferentes obrigações, práticas e conhecimentos”, completa o mestre. 



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Fabiano Bastos da silva comentou às 21h19 em 18/11/2014 responder denunciar

Boa Noite Ficaria muito grato de um dia ser convidado a fazer parte da maçonaria,pois sou uma pessoa de bom coração e procuro Sempre fazer o bem.

matusalem cordeiro de melo comentou às 02h33 em 02/02/2014 responder denunciar

DESDE A FORMAÇÃO HUMANA EU ACREDITO QUE SEMPRE MERGULHAMOS NO NOSSO INTERIOR PARA CONHECERMOS OS NOSSOS INSTINTOS PRIMITIVOS E PROCURAR A SAÍDA QUANDO OS MESMOS ESTÃO DETURPADOS,PROCURANDO DESTA MANEIRA OS NOSSOS DEFEITOS E NOSSAS VIRTUDES,SEM UM ESTUDO PROFUNDO COMO DE MUITAS IRMANDADES , RELIGIÕES, HOJE NA IDADE MODERNA OS GRUPOS FORMADOS POR ESTUDIOSOS TEM CHEGADO A CONCLUSÃO SEM A UNIDADE DA FRATERNIDADE, DO RESPEITO AO PRÓXIMO NINGUÉM VAI A LUGAR ALGUM.CHEGO A CONCLUSÃO QUE O SER HUMANO PRECISA MUITO SER CONHECEDOR DA CAUSA TANTO MORAL COMO ESPIRITUAL.

Fernando comentou às 23h48 em 17/08/2012 responder denunciar

É realmente um privilégio de poucos, pois seria completamente capaz de inserir toda força e dedicação a irmandade.Maçonaria uma atmosfera de inteligência suprema fabulosa.

jose ricardo lourenço de souza comentou às 21h14 em 27/12/2011 responder denunciar

ao meu ver como iniciado rosa-cruz, os tempos já não permite dizer com tanto talento das obrigações e ensinamentos maçonicos , estamos diante de um sistema capitalista criado a pouco tempo , politicamente externo estamos aglutinados com outras organizações asiatica oriental que a qualquer momento o imperio de maçõnico ocidental poderá enfraquecer , pois os maçõns arabes egipicios tibetanos são dotados de uma sabedoria ilimitada .

eron comentou às 23h50 em 14/11/2010 responder denunciar

e com grande honra qui venho parabeniza os mason de todo brasil pelo seu exelente desempenho em nosso pais meu sonho e um dia ser mason um forte abraço a todos as mason se alguem de voceis possa me da uma oportunidade ficarei muito grato meu imail e belo.100loirinho@hotmail.com telefone 77-30835962

PAULO CESAR BARCZAK comentou às 15h45 em 02/10/2010 responder denunciar

BOA TARDE EU GOSTO DE ESTUDAR SOBRE A MAGIA DO UNIVERSO . GOSTARIA MUITO DE ME TORNAR UM APRENDIZ COMO DEVO PROSSEGUIR?

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER