Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dieta » Cardápios light 10 dicas para comer ...

10 dicas para comer com saúde

Publicado por Redação em 02/12/2010 às 18h20

Saber alimentar-se corretamente é um dos principais ensinamentos do ayurveda. Então, que tal anotar as dicas da doutora Brenda Kalil, especialista no assunto, e garantir a saúde do corpo físico, mental e espiritual? Confira

Texto • Redação

Você tem o costume de jantar enquanto vê a novela? De ceder à tentação de comer mais e mais daquela sobremesa deliciosa, mesmo depois de satisfeito? Ou então de cozinhar com pressa e impaciência, sob os efeitos do estresse diário? Segundo a medicina ayurvédica, todas as doenças têm início no aparelho digestivo – hábitos como esses, portanto, podem influenciar diretamente seu equilíbrio energético e seu bem-estar geral. Portanto, para evitar um futuro indigesto e tornar sua alimentação mais inteligente e saudável, acompanhe as dicas a seguir e comece já a aplicá-las!
 

1 Tome o cuidado de escolher um ambiente tranquilo e agradável para fazer suas refeições. O lugar onde se come exerce grande influência sobre o organismo.

2 Não alimente hábitos desregrados, como comer um dia em um horário e, no dia seguinte, em outro. O período ideal para almoçar é entre as 10h e 14h. O jantar, por sua vez, deve ser feito até as oito da noite.

3 Programe atividades saudáveis para os intervalos entre uma refeição e outra. Uma boa sugestão é descansar por 15 minutos após o almoço e caminhar por 20 minutos após o jantar.

4 Tenha certeza de que está comendo porque realmente há fome, e não por gula ou qualquer outro motivo que não seja natural.

5 Observe a ordem na qual a comida será ingerida. Priorizar o início com o sabor doce é interessante, já que ele estimula as enzimas da saliva, dando início à digestão dos carboidratos.

6 O estado mental da pessoa que prepara o alimento afeta a comida que será servida, tanto positiva quanto negativamente. Por isso, evite cozinhar quando seu humor estiver meio caído.

7
Evitar beber líquidos frios antes, durante e após as refeições. Se tiver sede, prefira chás quentes e, mesmo assim, em quantidade moderada.

8 Dê atenção à seleção de sabores presente nos pratos. Como no ayurveda cada um deles tem suas propriedades específicas, podemos balancear a dieta de acordo com o desequilíbrio individual e as necessidades específicas do momento.

9 Certifique-se de que o alimento ingerido na refeição anterior caiu bem e foi realmente digerido.

10 Evite dedicar-se a atividades alheias ao ato de comer durante as refeições. Assistir à TV, trabalhar ou ler enquanto come, por exemplo, são hábitos que devem ser abolidos de sua rotina.
 

Consultoria

Brenda Kalil é especialista em ayurveda e médica anestesista do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Santa Catarina e Hospital e Maternidade São Luís. Faz parte do corpo docente da Associação Brasileira de Ayurveda.

 


 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes cheapest price comentou às 18h14 em 17/01/2014 responder denunciar

mbt on sale 10 dicas para comer com saúde Dieta Cardápios light mbt shoes cheapest price http://www.nymarks-webdesign.dk/mbt-shoe-online-store.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER