Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dieta » Cardápios light Gravidez: o que pode...

Gravidez: o que pode ou não comer

Publicado por Redação em 03/10/2010 às 10h00

São muitos as dúvidas e os mitos quanto à alimentação durante a gravidez. Contra eles, respostas! Descubra agora como montar cardápios capazes de garantir uma gestação segura e supersaudável para o bebê que vem por aí

Texto • Carine Portela
 

Durante a gravidez, o organismo da mulher precisa estimular a formação do bebê, armazenar nutrientes para a amamentação e para os primeiros meses do recém-nascido e, ainda, garantir a manutenção de sua própria saúde. As tarefas não são poucas e, para que todas sejam cumpridas com êxito, a chave pode estar em um só conceito: alimentação adequada. A seguir, você confere dicas, sugestões e conselhos de  médicos e nutricionistas para compreender, afinal, o que deve mudar no cardápio para garantir um bom suporte nutricional para a mamãe e seu bebê.
 

Princípios básicos

É verdade que uma gravidez nunca é igual a outra e, por isso, a avaliação nutricional deve ser indicada individualmente, por um nutricionista ou médico especializado. Mas algumas regras gerais podem e devem ser seguidas por qualquer mulher para investir na saúde de seu bebê: não exagere nas massas, refrigerantes e doces; aproveite carnes, peixes, verduras, frutas, leite e seus derivados; evite excesso de sal, dando preferência a temperos a base de vinagre, limão, alho e orégano; e, principalmente, fique longe de drogas, bebidas alcoólicas e cigarro.
 

Qualidade ou quantidade?

Um dos principais mitos sobre alimentação durante a gestação é o de que a mulher deve comer por dois para garantir a saúde de seu bebê. Dr. Nataniel Viuniski, pediatra e nutrólogo do Espaço Leve – Núcleo de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infanto-Juvenil, lembra que, embora a nutrição nesse período vise a manutenção da saúde de dois organismos, esse conceito já está totalmente ultrapassado. “Para que todas as necessidades da gestante e da nova vida que se forma sejam supridas, o importante é aumentar a qualidade, e não a quantidade dos alimentos ingeridos pela futura mamãe”, explica o médico.
 

Faça as contas

O controle rigoroso do peso é muito importante durante a gravidez. Mamães abaixo do peso correm o risco de anemia e podem não dispensar ao bebê todos os nutrientes necessários para sua formação e crescimento. Já as acima do peso, além de estarem mais propensas à diabete gestacional, podem ter um parto com mais complicações. Tanto as obesas quanto as muito magras correm mais risco de terem eclâmpsia ou pré-eclâmpsia, aparecimento de convulsões que podem causar interrupção da gestação ou parto prematuro.

Hoje em dia, é consenso que mulheres com peso baixo devem engordar até 15 kg; as obesas, não devem passar dos 7 kg; e, as com peso ideal, devem ficar entre 10 e 12 kg. Nesse caso, o peso estaria distribuído da seguinte maneira: cerca de 3 kg para o bebê, 1 kg de placenta, 2 kg de líquido amniótico e, os outros 6 kg, acumulados no próprio organismo, em forma de líquidos entre os tecidos. Alguns meses após o parto, o ideal é voltar ao peso normal, com apenas 1 kg extra.

 

Lembre-se de que:

• Comer em excesso só leva você a engordar e, consequentemente, prejudicar o bebê e dificultar o parto. Os médicos indicam que 300 calorias a mais por dia são suficientes para suprir as necessidades da mãe e do bebê.

• Para garantir a ingestão de uma quantidade suficiente de nutrientes como ferro, cálcio e ácido fólico, muitos médicos indicam suplementação adicional. A prática é comum, mas nunca tome nenhum complemento sem o conhecimento de seu médico.

• Em casos de necessidade de dieta especial (diabete gestacional, obesidade, anemia etc.), procure imediatamente orientação de um nutricionista especializado.




Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
LUCY comentou às 15h22 em 25/02/2020 responder denunciar

He estado sufriendo de VIH y herpes genital durante los últimos 3 años y 8 meses, y desde entonces he estado tomando una serie de tratamientos, pero no he mejorado hasta que encontré testimonios del Dr. TAKUTA sobre cómo ha curado a diferentes personas. de diferentes enfermedades en todo el mundo, luego lo contacté también. Después de nuestra conversación, me envió la medicina que tomé de acuerdo con sus instrucciones. Cuando terminé de tomar la medicina herbaria, fui a un chequeo médico y para mi gran sorpresa, me curaron del herpes. Mi corazón está tan lleno de alegría. Si sufre de herpes o cualquier otra enfermedad, puede comunicarse con el Dr. TAKUTA hoy en esta dirección de correo electrónico: takutaspellalter@gmail.com o WhatsApp en este número de teléfono. +27788634102 ... Dr.TAKUTA también cura: 1. HEPATITIS A, B, C 2. HERPES 1/2 3.DIABETES 4 TIEMPOS. 5.STDS y ITS 6. ASESORAMIENTO MATRIMONIAL 7 CASTING DE HECHIZO AMOR 8.HECHOS DE PROMOCIÓN DE TRABAJO 9. PROBLEMA MARITAL 10 HECHOS DE DINERO MÁGICO

Dieta de 21 dias comentou às 03h12 em 28/01/2017 responder denunciar

Olá Triada. Agora Finalmente VOCÊ pode perder peso, queimar Gordura, reduzir a sua cintura, acelerar o seu metabolismo, ter um cabelo, pele e unhas mais saudáveis, melhorar o seu tônus muscular, aumentar a sua energia, reduzir a celulite, melhorar os níveis de colesterol e desfrutar de muitos outros Benefícios seguindo o Método passo a passo da Dieta de 21 dias. Sem passar fome, sem tomar remédios prejudiciais, sem se matar de fazer exercícios monótonos e chatos e sem colocar a sua saúde em risco. A Dieta de 21 dias foi desenvolvida pelo Dr. Rodolfo Aurélio (Naturopata com Formação Internacional) e tem Ajudado Centenas de Pessoas a atingir seus objetivos de Perda de Peso - mais rápido do que qualquer outra dieta que existe no mercado. http://vai.la/qOn8 Agora é a sua chance, não perca!

Dieta comentou às 20h29 em 22/01/2017 responder denunciar

Olá A Dieta de 21 dias é um Revolucionário Protocolo de Emagrecimento (100% Natural) que foi baseado em mais de 1.200 Experimentos Científicos para Ajudar Você a perder Peso e Gordura Corporal - Mais Rápido do que qualquer outro Método que Você já tentou... Sem Passar Fome, Sem Contar Calorias, Sem Abrir Mão de Alimentos Deliciosos e Sem ter que Fazer Exercícios Monótonos e Chatos. Ao Seguir a Dieta em Apenas 21 dias Você vai: Emagrecer de 5 à 10 kg de Gordura Corporal em Apenas 21 dias Acelerar o Seu Metabolismo Melhorar Seus Níveis de Colesterol Reduzir a Celulite Vestir 2 ou 3 tamanhos à baixo de suas calças Melhorar o Tônus Muscular Cabelos, Pele e Unhas Mais Bonitos e Saudáveis Aumento de Foco e Energia E uma Série de outros Benefícios para a Sua Saúde Entre > http://bit.ly/dieta-de_21-diass Boa sorte , viva bem como seu corpo :)

mbt tennis shoes comentou às 01h14 em 18/01/2014 responder denunciar

mbt shuguli Gravidez: o que pode ou não comer Princípios básicos Dieta Cardápios light mbt tennis shoes http://www.ecojyutaku.co.jp/mbt-raha.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER