Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dieta » Reeducação mental Por dentro da macrob...

Por dentro da macrobiótica

Publicado por Redação em 20/04/2010 às 11h39

Abusando dos cereais integrais, legumes e vegetais, tudo cozido, deixando de lado a carne e os alimentos crus, esse sistema oriental propõe a reeducação alimentar como a melhor forma de manter a saúde do corpo e da alma. Saiba mais

Texto • Redação

Por dentro da macrobiótica
 

Sem placas ou qualquer indicação, no primeiro andar de um prédio no bairro da Liberdade, em São Paulo, funciona o restaurante Satori, aberto em 1968. Ali, em um ambiente simples, com mesas e móveis de madeira antiga, mulheres com lenços na cabeça trabalham na cozinha e atendem os clientes. No cardápio, que fica exposto em uma lousa logo na entrada, nada de alimentos industrializados ou de origem animal: quem visita o Satori saboreia uma apetitosa refeição baseada nos conceitos da alimentação macrobiótica, totalmente focada na saúde do corpo e também do espírito.

Oriental, esse sistema alimentar é uma junção de filosofias indianas, chinesas e japonesas, com origem no shokyuyô, que significa “controlar a vida pelo alimento”. “De forma simples, a macrobiótica pode ser definida como alimentação psicossomática – isto é, não fica restrita apenas à alimentação no sentido gastronômico, abrange também o intelectual e o espiritual”, diz o japonês Tomio Kikuchi, presidente e fundador do Instituto Princípio Único e da Escola de Auto-Educação Vitalícia, dedicados à preservação e divulgação da filosofia macrobiótica no Brasil.

No entanto, a vertente defendida por ele segue um conceito ampliado, que vai além dos preceitos milenares do sistema. “A denominação ‘macrobiótica’, em si, está errada, por ser muito excludente. Exclui o microuniverso, os incontáveis microorganismos que vivem dentro do organismo e tudo mais. Então, hoje o termo mais correto é micromacrobiótica”, explica.



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
Marcelo Perdiz comentou às 22h26 em 13/11/2012 responder denunciar

Olá, sofro de síndrome de Pânico desde criança eu creio, hoje tenho 43 anos pratico esportes e já tentei de tudo hoje tomo remédios e mesmo assim não me sinto bem, gostaria de saber se a macrobiótica pode me ajudar a curar isso pois estou cansado, pois sempre estou tendo palpitações, taquicardia e outras coisas mais, quero ser normal sentir paz, pois sempre fico esperando a próxima crise, gostaria muito de receber uma resposta, sou do interior de São Paulo, e algumas pessoas aqui me falaram bem da macrobiótica, muito obrigado.

Eginia Ap. Reiche comentou às 16h35 em 30/05/2010 responder denunciar

gostaria muito de saber sobre a macrobiotica, pois tenho um reumatismo terrivel chama-se esclerodermia e queria saber se a macrobiotica poderia amenizar

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER