Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dieta » Reeducação mental Tira-teima definitiv...

Tira-teima definitivo sobre dieta

Publicado por Redação em 04/08/2010 às 19h47

Quando o assunto é dieta, tem sempre um que diz uma coisa daqui, outro que contesta dali... Que tal descobrir, de uma vez por todas, o que (e como) você deve (ou não) comer, entre outras curiosidades e dúvidas que sempre nos assolam à mesa?

Texto • Fabiana Oliveira
 


 

ESCOLHAS

O que escolher em uma churrascaria sem correr o risco de engordar?

Em uma churrascaria, o indicado é abusar das saladas de folhas verdes e legumes (sem molhos prontos), moderar o consumo de arroz e massas, evitar maionese e frituras e escolher os cortes de carne magras (peixe, aves, filé mignon ou lombo), limitando-se a quatro filés. 

 

Comer proteínas e carboidratos na mesma refeição favorece o acúmulo de gordura?

Não, pelo contrário, uma refeição com esses dois grupos alimentares dá mais saciedade, faz com que a pessoa coma menos e inclui nutrientes importantes para o organismo. O ideal é optar por carnes magras, como peito de frango e alcatra, e carboidratos ricos em fibras, como saladas e grãos integrais.

 

O que engorda mais: gordura ou açúcar?

Se considerarmos a mesma porção de cada grupo, a gordura é mais calórica: 1 grama de gordura equivale a 9 calorias, enquanto 1 grama de açúcar equivale a 4 calorias. Contudo, o açúcar estimula a produção de insulina que, em altas concentrações, favorece o ganho de peso e desperta ainda mais a vontade de comer doce. 

 

Dietas que incentivam o consumo exclusivo de saladas e carnes normalmente levam à perda de peso. Por quê?

Geralmente, quando eliminamos qualquer grupo de alimento, seja ele carboidrato, proteína ou gordura, a pessoa consegue emagrecer, mas nem sempre isso ocorre de forma saudável e sustentável. É o que acontece na situação sugerida. Quando cortamos os carboidratos do cardápio, eliminamos os alimentos que mais nos fornecem energia. O organismo enxerga o risco e, para suprir essa falta, passa a tirar energia da gordura acumulada. O problema é que nessa perda vai embora uma boa quantidade de massa magra, o que torna o metabolismo da pessoa mais lento e aumenta sua predisposição para estocar gordura.



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER