Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Comunicação Acerte no currículo!

Acerte no currículo!

Publicado por Redação em 20/07/2010 às 13h58

Ele, provavelmente, vai ser mais um entre tantos. Por isso, mais do que chamar a atenção, o currículo precisa reunir o máximo de pontos positivos sobre o candidato. A seguir, você confere 8 dicas para elaborar sua apresentação no papel da melhor forma

Texto • Lívia Filadelfo
 


 

Ao pé da letra, curriculum vitae significa “curso da vida”. O termo aportuguesado currículo é o mais usado e apropriado. Esse documento deve informar, de forma objetiva e concisa, a trajetória profissional do candidato, atributos e habilidades importantes para a carreira. Resumindo, o currículo é o cartão de visitas ou, como alguns especialistas gostam de comparar, é a embalagem do produto. E como tal, ela deve conter as informações mais importantes sobre o produto, ou seja, você. Além, é claro, de ser bem formatado, objetivo e atraente. Confira, então, o que você precisa fazer para ter um currículo vencedor.
 

Quem é você?

Comece pelo mais fácil: nome, endereço, número de telefone, celular e e-mail. Todos esses dados devem estar no topo da página. O nome é a primeira coisa que o recrutador deve ver, portanto, use letra bem legível e coloque os telefones para contato em evidência. Dados como estado civil e o número de filhos podem ficar no fim da página. Nada de colocar números de documentos como RG, CPF, reservista ou título de eleitor.
 

O que você pretende?

Também em destaque, coloque o cargo ou cargos e a área para os quais que você deseja se candidatar. Mas seja breve e claro. Por exemplo, em vez de “marketing, publicidade e propaganda, eventos, pesquisa”, prefira “posição na área de marketing (publicidade, propaganda, pesquisa)”. Tome cuidado para não ser abrangente demais e citar 20 áreas diferentes como objetivos profissionais.
 

Quais são as suas qualificações?

Faça um resumo das suas qualificações, resultados alcançados e qualidades como liderança, além de disponibilidade para viagem e transferência para outros estados, domínio de informática e fluência em línguas estrangeiras, se houver. O objetivo do “sumário de qualificações” é despertar o interesse do recrutador, mostrando sua experiência e como você pode ser útil para a empresa. Assim, vale fazer um currículo para cada empresa, de acordo com o tipo de negócio da organização. Disponha essas informações em tópicos em vez de texto corrido, pois se trata de um sumário de leitura rápida.
 

Onde você trabalhou?

Em ordem cronológica decrescente (do mais recente para o mais antigo) e em tópicos, coloque a empresa, o cargo que ocupou e o período em que trabalhou. Depois descreva suas funções e as realizações que teve neste emprego. Faça isso em duas linhas.
 

Onde você estudou?

Faça o mesmo com as informações sobre a sua formação acadêmica. Coloque primeiro o nome do curso, depois a instituição (universidade, faculdade ou escola), data de conclusão ou data prevista para conclusão do curso e sua duração. A lista, novamente, começa com o que é mais recente, nesta ordem: pós-graduação, graduação e segundo grau. Não é necessário falar onde você estudou no ginásio ou primário.
 

Formatação

Tamanho não é documento nem significa qualidade. Não adianta “encher linguiça”. Ao contrário, seu currículo deve ser conciso e muito objetivo. As divisões entre os tópicos formação acadêmica, outros cursos, histórico profissional etc. devem ser bem claras. É importante que o currículo chame a atenção pelo seu conteúdo e boa apresentação. Não vale usar capas especiais, papel colorido ou com cheiro.
 

Certo e errado

Enfatize os pontos positivos de sua carreira, como promoções. Aqueles itens que não colaboraram ou prejudicaram não devem ser citados. Também não é preciso explicar por que deixou o emprego anterior, esse é um assunto para a entrevista. Inicie as frases com verbos de ação, como construí, reduzi, administrei, organizei etc. Fique atento para não cometer erros de ortografia, gramática e digitação. Se for preciso, peça ajuda a quem conhece bem as regras do português para revisar o texto. Salários anteriores, pretensão salarial e referências também devem ser apresentadas apenas na entrevista.
 

Faça uma revisão cuidadosa

Leia atentamente seu currículo. Avalie se a descrição que fez representa o que você é profissionalmente e se ela lhe agrada. É conveniente que, se visto pelo seu chefe atual, o seu currículo não lhe traga problemas. Não se esqueça de que a linguagem utilizada tem de ser compreensível mesmo para quem não é da sua área. Verifique se não deixou de fora alguma informação pessoal que tenha importância específica para o emprego que pretende conquistar. Enfim, certifique-se de que as informações pessoais e profissionais apresentadas passem uma impressão satisfatória e fiel à realidade.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
authentic mbt shoes sale comentou às 02h42 em 18/01/2014 responder denunciar

mbt on sale Acerte no currículo! Dinheiro e Carreira Comunicação authentic mbt shoes sale http://www.conheceracrise.com/mbt-outlet-store-oregon.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER