Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Comunicação Entrevista: antes, d...

Entrevista: antes, durante e depois

Publicado por Redação em 02/12/2010 às 18h40

Sua entrevista de emprego é amanhã. E agora? Como causar uma boa impressão? O que dizer? E o que não fazer jamais? Acompanhe agora, passo a passo, como se preparar para o momento mais difícil da seleção – e saia dele bem-sucedido!

Texto • Lívia Filadelfo
 

Depois de elaborar um bom currículo, é hora de se preparar para um dos momentos mais importantes na conquista do novo emprego e, talvez, o mais temido: a entrevista. Provavelmente, você passou por testes de redação e inglês, dinâmicas em grupo, avaliações psicológicas e provas de conhecimentos gerais. Avançou no processo seletivo e eliminou diversos concorrentes. Esta é, enfim, a reta final e você não pode deixar essa chance escapar por puro despreparo. Veja as dicas do que fazer antes, durante e depois da entrevista para ter mais segurança e escapar das armadilhas dos entrevistadores.
 

Antes da entrevista


Faça uma pesquisa completa

O primeiro passo é reunir o máximo de informações possíveis sobre a empresa. Comece visitando o site e procure saber quais são os produtos e serviços, o faturamento, o lucro e a previsão de crescimento. É importante também conhecer os valores e a missão da companhia. Além da Internet, você pode buscar dados em guias, jornais e revistas. Se possível, converse com funcionários, ex-funcionários e clientes.
 

Treine a entrevista em casa

Agora imprima e estude atentamente o seu currículo. Tente explicar, mentalmente, cada passo de sua carreira, as empresas em que trabalhou, quais os resultados que você atingiu e os principais cursos que fez. Para ficar mais seguro e confiante, vale simular a entrevista com um amigo, parente ou mesmo em frente ao espelho. Faça um roteiro das perguntas que podem ser feitas e prepare respostas claras e concisas. Resumindo, esteja preparado para mostrar por que você é o candidato ideal e como você pode ser útil à empresa.
 

O que vestir

A regra básica para saber o que vestir é conhecer o perfil da empresa e do cargo que você pretende ocupar. O terno completo ou o tailler são clássicos, mas nem sempre funcionam. Independentemente do tipo de organização, certifique-se de que a roupa está limpa e nada de paletó amarrotado, sapatos ou pastas surrados, decotes, saias curtas, tecidos transparentes e maquiagem pesada. Seja discreto ao vestir-se, dando um leve toque pessoal. O mais importante é sentir-se seguro e confortável no figurino.
 

Na véspera da entrevista, não se esqueça

1 • Deixe a ansiedade de lado e tenha uma boa noite de sono.

2 • Evite aquela dor de barriga na hora da entrevista. Não coma alimentos fortes ou mal preparados.

3 • Não tome remédios que possam causar efeitos colaterais, como sonolência e reações alérgicas.

4 • Pesquise o caminho e o tempo para chegar ao local da entrevista. Saia com antecedência prevendo que você possa errar o caminho ou pegar aquele trânsito horrível.

 

Durante a entrevista


Mantenha a calma

Evite mais estresse e chegue com antecedência. Lembre-se de que a avaliação pode começar no momento em que você pisa na empresa. Assim, seja cordial com todos, começando pela portaria ou recepção. Busque novas informações sem ser indiscreto ou muito incisivo. Aproveite o tempo de espera e faça uma revisão das principais informações que você deseja passar sobre você. Mantenha a autoconfiança.
 

Regra de ouro

Essa todo mundo sabe, ou deveria saber, mas é sempre bom lembrar. Não fale mal do seu ex-chefe ou da empresa em que trabalhou. Tenha uma visão crítica sem abordar unicamente questões pessoais. Demonstre sua insatisfação, se houver, com argumentos coerentes e predominantemente profissionais. Evite respostas monossilábicas, mas também não enrole. Seja sempre objetivo. Faça perguntas ao entrevistador, inclusive, para ter certeza de que a vaga interessa a você.
 

Esteja preparado para ser mal recebido, pode ser um teste!

Aos candidatos de primeira viagem, atenção, considerem a possibilidade de serem submetidos à entrevista sob pressão. É pouco usada e pode ser uma péssima experiência para os desavisados. O selecionador cria uma atmosfera ameaçadora, questionando enfaticamente o que o candidato diz, mudando repentinamente de assunto, entre outras técnicas para deixá-lo tenso. São comuns nesse tipo de entrevista perguntas hipotéticas do tipo “o que você faria se”. Está em jogo a reação do candidato ao inesperado e a capacidade de desenvolver rapidamente um plano de ação.
 

Jogo dos 7 erros

Em geral, as atitudes e comportamentos condenáveis em uma entrevista estão relacionados ao excesso. Roupas e acessórios extravagantes, perfumes muito fortes e falar demais são alguns exemplos. Além dos clássicos “não chegar atrasado” e “não falar mal da empresa anterior”, reunimos mais sete dicas sobre o que você NÃO deve fazer durante a conversa com o selecionador:

1 • Não minta. Jamais.

2 • Não represente um papel, nem tente parecer algo que você não é

3 • Não peça desculpas na hora de falar de seus pontos fracos

4 • Não decore repostas prontas para as perguntas que o entrevistador possa lhe fazer

5 • Evite a curiosidade de olhar o que está à mesa do entrevistador

6 • Não use gírias, brincadeiras de baixo calão e palavrões na entrevista, por mais informal que seja a conversa

7 • Jamais implore ao entrevistador que lhe dê trabalho

 

Depois da entrevista


Avalie seu desempenho

Faça uma avaliação da entrevista, verificando o que não funcionou e como melhorar da próxima vez. Após 15 dias sem uma resposta, vale ligar e perguntar se o selecionador precisa de mais alguma informação sobre você. Não o pressione com argumentos desesperados nem se deixe abater com uma possível resposta negativa, esqueça e prepare-se para a próxima seleção.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
gildo rafael comentou às 02h12 em 05/04/2011 responder denunciar

saite muito interessante.adorei

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER