Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Investimentos Dinheiro investido, ...

Dinheiro investido, coração tranquilo

Publicado por Redação em 14/05/2010 às 18h57

Saiba como lidar com os sustos causados pelos altos e baixos do mercado de investimentos sem deixar que eles prejudiquem seus negócios – ou sua saúde. Aguenta, coração!

Texto • Redação
 


 

Não há dúvida sobre como investir pode ser uma atividade bastante estressante. Em alguns casos, perder a calma pode ser sinônimo de perder dinheiro, e isso não está nos planos de nenhum investidor. No livro Bem-vindo à Bolsa de Valores (Editora Novo Conceito), o microempresário paulista Marcelo C. Piazza, além de mostrar que aplicar em ações é um processo simples que está ao alcance de qualquer pessoa, dedica um capítulo a ensinar algumas técnicas para controlar as emoções e impedir que elas prejudiquem os seus investimentos. Abaixo, confira um trecho do livro, que ilustra bem o duelo emocional na mente do investidor.
 

Por que ficamos ansiosos?

Assim que você fizer seu primeiro investimento real na Bolsa de Valores, vai notar como suas emoções interferem na tomada de decisões.

Ganância, esperança, raiva, orgulho, etc. Quando os preços caem, você começa a torcer para que voltem, pelo menos, ao preço de compra. Quando despencam, justamente naquele dia em que você resolveu tirar o stop porque acreditava que iriam voltar a subir, você reza e implora para que subam, pelo menos um pouco, para que possa fazer a venda. E claro, jura que nunca mais vai retirar o stop.

Então, o mercado se recupera e lá está você orgulhoso, se achando até mais inteligente, por ser capaz de “ganhar” dinheiro por conta própria na Bolsa de Valores. Sobe mais um pouco, e quando você já está planejando o que comprar com seu lucro, ele desce novamente e vem a raiva por não ter vendido.

As emoções fazem parte dos mercados de risco e podem aumentar ou diminuir, tanto quanto o investidor permita. Lidar dessa forma com o dinheiro gera uma inversão muito rápida de sentimentos e pensamentos, muito acima do nível a que estamos biologicamente acostumados a aceitar como normal.

Controlar o lado emocional é uma das tarefas mais difíceis e, talvez, um dos principais motivos pelo qual perde-se dinheiro nesse mercado. Vários livros tratam com ênfase desse assunto, dada sua importância.

Infelizmente, você vai passar muitas e muitas vezes por todas essas sensações, até que, com a experiência, desenvolva suas próprias regras e estratégias de investimento. A disciplina será sua melhor arma para enfrentar essa volatilidade nos seus sentidos. Este é o preço que é pago nesse tipo de trabalho. Por isso, vale a pena aprender a lidar com suas emoções.



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes uk london comentou às 02h48 em 18/01/2014 responder denunciar

mountain bike shoes Dinheiro investido, coração tranquilo No controle das emoções Dinheiro e Carreira Investimentos mbt shoes uk london http://www.forbina.dk/mbt-sandal-europe.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER