Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Investimentos Carro: financiar ou ...

Carro: financiar ou não financiar?

Publicado por Redação em 23/11/2010 às 18h00

Será que vale a pena investir em um financiamento de vários e vários anos? E, fora essa, quais outras opções existem? Saiba qual a melhor estrada a seguir para ter o seu carro na garagem

Texto • Thiago Perin

Financiar um carro está cada vez mais fácil no Brasil. As taxas de juros, bem menores do que as praticadas em um passado recente, continuam em queda, e a maioria dos bancos oferece cada vez mais condições de parcelamento bastante atraentes. Diante disso, parece fácil e compensador para o consumidor levar para casa o seu zero quilômetro em prazos que podem se estender até incríveis 96 meses. Mas será que vale a pena? Veja a análise da consultora Viviane Farah Martínez, da LLA Investimentos.
 

Então, o que fazer?

Obviamente, se puder evitar o financiamento, evite e, como em qualquer outro negócio, negocie descontos e pague à vista. Mas como a realidade nem sempre é tão doce, talvez você não possa esperar meses para juntar e investir dinheiro mensalmente e não queira optar por um consórcio. Nesse caso, o financiamento é a saída. A boa notícia é que as taxas de juros vem baixando e, em geral, hoje vão de 0,99% a 3,5% ao mês. Então, não tenha preguiça de pesquisar e negociar a melhor taxa. Outro ponto importante a se analisar é se o leasing não é uma opção mais vantajosa para você do que o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). No leasing, o bem fica em nome da empresa que concede o crédito e você paga prestações a ela. Se não pagá-las, perde o direito de usufruir do carro, ou seja, a companhia efetivamente toma posse dele. Com a recente alta do imposto IOF, o leasing ficou mais barato do que o CDC, então, fique de olho nele!
 

Tem urgência?

Fique bem atento aos valores dos juros (abaixo de 1%  ao mês são melhores negócios). Veja também qual é o valor da Taxa de Abertura de Crédito (TAC), do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e das parcelas. Os bancos não permitem que o cliente comprometa mais de 30% da sua renda mensal. E lembre-se que, quanto maior for a entrada e menor o prazo escolhido, mais baixos serão os juros.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt barabara comentou às 01h26 em 18/01/2014 responder denunciar

mbt sirima Carro: financiar ou não financiar? Dinheiro e Carreira Investimentos mbt barabara http://www.canadabusiness.ab.ca/mbt-moja.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER