Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Investimentos O que é o tal grau d...

O que é o tal grau de investimento?

Publicado por Redação em 24/05/2010 às 18h37

O Brasil conquistou o atestado de "bom pagador", concedido por agências internacionais para nações que honram seus compromissos. A seguir, descubra o que é o tal grau de investimento e por que ele pode significar alta para nossa Bolsa

Texto • Redação
 

Há pouco tempo, o mercado financeiro brasileiro sofreu um terremoto. Mas o abalo foi positivo, com direito a comemorações e euforia. O motivo de tanto otimismo foi o anúncio da Standard & Poor’s, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, sobre a elevação do rating do Brasil para grau de investimento (em inglês, investment grade). A conquista representa um selo de aprovação da comunidade financeira internacional, entre outras coisas, com relação à capacidade brasileira de honrar suas dívidas. Em outras palavras, indica aos investidores que o país é um destino seguro para o seu dinheiro.

As consequências são diversas, entre elas, o provável aumento do volume de recursos estrangeiros que entram no país. Muitos fundos de investimentos internacionais só têm autorização para aplicar recursos em papéis carimbados com o selo de investment grade, como os fundos de pensão americanos, por exemplo.

A escala de classificação da S&P segue um sistema de letras. O melhor devedor tem a nota AAA, enquanto o pior fica com a DDD. Antes do rating atual, a avaliação do Brasil era BB+. Agora, passou a BBB, ao lado de países como a Índia e o Cazaquistão. Entre as nações AAA, de risco baixíssimo, estão os Estados Unidos e o Reino Unido. A S&P foi a primeira agência a considerar o país desta forma, mas outras agências, como a Moody’s e a Fitch, devem seguir a mesma avaliação.

“Com o novo status, a tendência é que ocorra uma ampliação do fluxo de recursos do sistema financeiro internacional para o Brasil, o que poderá promover uma redução do custo de capital e dos mecanismos de financiamento no país, tanto no setor público como no setor privado”, afirma Sandro Maskio, professor de economia da Universidade Metodista de São Paulo. Se o custo do financiamento for reduzido, a taxa de juros cobrada para empréstimos também cairá e, por sua vez, atividade produtiva do setor privado vai ser estimulada. Segundo Maskio, este encadeamento não deverá ocorrer a curto, mas a médio e longo prazo.

Página 1 de 2
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoe sale uk comentou às 04h12 em 18/01/2014 responder denunciar

mbt shoes discount O que é o tal grau de investimento? Dinheiro e Carreira Investimentos mbt shoe sale uk http://www.dragsholm-bvf.dk/mbt-shoe-clearance-sales.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER