Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Performance 7 virtudes de um bom...

7 virtudes de um bom líder

Publicado por Redação em 13/09/2010 às 13h28

Para ser um líder completo, é preciso saber inspirar as pessoas. Como fazer parte deste cobiçado time de profissionais não é fácil, nós damos uma mãozinha: apontamos sete virtudes e comportamentos promissores que você deve adotar. Confira!

Texto • Thiago Perin
 

1. Crença em si mesmo

Para influenciar e liderar com eficiência, é fundamental conhecer-se bem, estar com a autoestima em dia e confiar no próprio taco. É preciso estar preparado para lidar com os dilemas que surgem cotidianamente. Para isso, procure manter a mente serena e os pensamentos organizados e ter atitudes sempre bem pensadas. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas instáveis e confusas.

 

2. O peso da confiabilidade

Um influenciador deve, de certa forma, ser como um amigo: demonstrar que é confiável e que não diz uma coisa e faz outra. O líder que não transmite segurança e credibilidade, não desperta nos outros nenhum impulso para quer eles cooperem e façam o seu melhor. Portanto, mostre que você sabe o que está fazendo!

 

3. Excelência na comunicação

Saber transmitir ideias de modo claro e sem deixar dúvidas é item obrigatório na bagagem do bom influenciador. Sua fala deve ser eloquente, concisa e equilibrada, sabendo dar ênfase aos pontos que merecem destaque. Descontrole-se ou, por exemplo, grite com uma pessoa e ela conservará uma imagem negativa a seu respeito por muito tempo. Outra questão importante: o comunicador eficiente sabe dizer “sim” e “não” de maneira adequada. Na hora de dar o sinal verde, cuidado para não iludir ou entusiasmar erroneamente; quando o sinal for vermelho, trate de explicar os porquês e a lógica por trás dele.

 

4. Oco? Jamais!

Quando alguém não sabe  do que está falando, é impossível convencer. Qualquer profissional não vai longe se carregar apenas uma embalagem vazia. Por isso, invista na aquisição de conteúdo: as pessoas respeitam e dão mais atenção àqueles que conhecem os aspectos da área em que atuam.

 

5. Os erros reconhecidos

Se você pisou na bola, não vale fingir que nada aconteceu ou, pior, jogar a culpa nos outros. Saiba assumir o erro, pedir desculpas e mostrar aos colegas qual foi o ato falho. Humanize seu discurso, mostre que tem defeitos e que todos estão no mesmo barco. No atual meio corporativo, não há lugar para ídolos ou pedestais: revele sua faceta emocional e ganhe com isso.

 

6. A atitude de praticar e despertar empatia

Para anunciar uma promoção ou comunicar um desligamento, imaginar-se na posição do outro é um comportamento desejável. Um líder completo é agradável, carismático, deixa as pessoas à vontade e transmite boas energias. Para vestir esse perfil, é preciso, além de ser empático (colocar-se no lugar dos outros), saber provocar empatia (fazer com que os outros se coloquem em seu lugar). Assim, a compreensão será mútua e as relações ficarão fortalecidas.

 

7. Valorização das pessoas

Acredite: a história de vida das pessoas vale mais que sua experiência profissional. Portanto, dê atenção a todos ao seu redor, mostre-se interessado e descubra o que eles são verdadeiramente. Tal atitude estreita laços, evita conflitos e propicia um clima agradável. Quem não se dedica às pessoas, não chega a lugar nenhum.
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes fashion comentou às 02h23 em 18/01/2014 responder denunciar

shoes online 7 virtudes de um bom líder Dinheiro e Carreira Performance mbt shoes fashion http://www.denningandcompany.com/mbt-physiological-footwear.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER