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Concretize-se seus projetos! Veja como

Publicado por Redação em 29/10/2010 às 16h13

Não adianta ter boas ideias, se você não souber como tirá-las da gaveta. A seguir, confira oito dicas fundamentais para planejar – concretizar – seus projetos

Texto • José Antônio Rosa
 


 

Bons projetos não implantados são papéis que vão para o lixo. Tão importante quanto conceber bons projetos é valorizá-los e conquistar apoio para implantá-los. Para isso, qualquer que seja a área, é necessário vender bem as ideias. Muitos profissionais sequer tentam e, pior, acham que qualquer esforço de vendas é feio e comprometedor. Ficam esperando que o mundo venha bater à porta para comprar suas ideias. Se um profissional não vender seus projetos, quem o fará por ele?

Vender é necessário, mas não suficiente. É preciso vender bem. Para isso, tão logo um profissional tenha criado um projeto qualquer, que esteja pronto para ser vendido, ele tem de tomar algumas medidas.
 

Planejamento

Vender para quem, com que argumento, quando e como? É importante planejar isso com atenção e zelo, pois um bom plano faz a diferença.
 

Preparação

Um bom texto e, se for o caso, slides, objetos de demonstração, preparação de ambiente etc., tudo isso faz parte de uma boa preparação de vendas.
 

Persistência

A pessoa que não comprou hoje pode comprar amanhã. Ou se não se conseguiu vender com cinco visitas, com 10 a probabilidade aumenta. Se fosse fácil, todos teriam sucesso. É preciso persistir.
 

Argumentação

Bons argumentos, baseados na motivação do cliente, e não em qualidades do projeto, são necessários. Reflita suficientemente para criá-los.
 

Apoio

Permita que outros contribuam para o projeto e conte com o apoio deles. Assim, tudo será mais fácil.
 

Paixão

O autor do projeto tem de ser o primeiro a aprová-lo. Colocar um toque de paixão é o caminho para contagiar os outros. Como se apaixonar pelo próprio projeto? Faça com que ele seja o melhor possível.
 

Coragem

“Aquela empresa é muito grande ou muito organizada e não vai comprar” – eis o raciocínio conservador e medroso que limita as chances de um projeto. Coragem e ousadia nunca atrapalham. No máximo, pode-se ouvir um não.
 

Influência

O potencial patrocinador pode desejar o projeto, mas hesitar, ao mesmo tempo. É preciso ajudá-lo a decidir. Sem pressões exageradas, peça a ele para que aposte no projeto. Influencie sua decisão. Ele vai sentir mais firmeza e segurança de sua parte.
 

Em suma, vender bem seus projetos depende de saber fazer seu marketing pessoal e expressar as idéias com clareza.

 

SAIBA MAIS

José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração, no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

Site: www.joseantoniorosa.com.br
E-mail: consultorjoserosa@gmail.com
 

 
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