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Seja um expert em influenciar pessoas

Publicado por Redação em 24/11/2010 às 18h23

Ao dominar a arte de influenciar pessoas, você não faz apenas um bem a si mesmo, mas a todos com quem convive, por trazer mais motivação e positividade ao dia a dia

Texto • Redação


 

Para estar à frente de uma equipe, é necessário ter mais do que espírito de liderança. No livro Como influenciar pessoas (Publifolha), os autores Roy Johnson e John Eaton descrevem, em textos diretos, algumas técnicas práticas que ensinam como persuadir e construir relacionamentos promissores. Um dos muitos meios para atingir tais objetivos, afirmam, é ter a habilidade de motivar as pessoas. Abaixo, você acompanha um trecho desta obra que traz dicas para que aprenda a estimular e envolver as pessoas de seu convívio.

 

Motivar indivíduos

Para conseguir alto desempenho dos outros, estimule o interesse pelas suas ideias. Construa relacionamentos de confiança, compreenda seus valores, envolva-o nas decisões, assegure seu comprometimento e dê o apoio necessário.

 

Lançar os alicerces

É mais provável que as pessoas cooperem de boa vontade se você tiver relacionamentos saudáveis com elas. Procure oportunidades de criar respeito mútuo. Dê apoio às pessoas quando precisarem e elas ficarão mais propensas a reagir bem a seus pedidos de cooperação. Ao conversar com as pessoas, adapte-se ao comportamento não verbal delas para criar afinidade. Isso irá predispô-lo a ouvir melhor o que você disser.

 

Construir o cenário

Procure sempre despertar o interesse das pessoas. Por exemplo, ao passar uma nova tarefa ou uma responsabilidade adicional a um membro da equipe, dê os detalhes do trabalho inteiro, para que ele se sinta envolvido. Conhecer o quadro geral é motivador, pois as pessoas podem ver de que modo estão contribuindo para o resultado e isso as inspira a ter um papel ativo. Explique aos indivíduos como sua contribuição afetará o moral da equipe, a lealdade, do cliente, a satisfação do empregador, a produtividade, e assim por diante.

 

Definir as razões

As pessoas se sentem motivadas a fazer o que gostam, mas não tão motivadas a fazer o que quer que elas façam. Descubra os seus valores perguntando-lhes o que consideram importante. Então envolva-as apontando de que modo elas ganham pessoalmente com seu plano. Por exemplo, se você sabe que seu colega aprecia segurança no emprego, enfatize que o novo projeto significará trabalho o ano todo.

 

Comprometimento

Consolide o interesse das pessoas destacando o que irão ganhar. Cheque o comprometimento fazendo perguntas fechadas – que geram respostas definitivas. Pergunte, por exemplo: “você está contente fazendo o que combinamos?”. Procure ter respostas claramente “afirmativas” apoiadas em sinais não verbais convincentes. Se notar dúvidas, procure resolvê-las. Sonde com perguntas do tipo “que outras impressões você tem?” e faça perguntas que levem a soluções, como “o que é possível fazer para que você resolva isso?”.

 

Garanta que acontecerá

Além de querer fazer uma tarefa, as pessoas precisam saber como fazê-la e também ter chance. Dê-lhes as melhores condições proporcionando-lhes os recursos necessários, seja autoridade, verba ou apoio administrativo. Se o prazo for importante, defina as prioridades, realoque tarefas e melhore a administração do tempo.

 

Construir relacionamentos

Invista tempo e atenção em seus relacionamentos com membros da equipe e colegas. Reúna-se nos intervalos para o café, procure conhecê-los melhor e reaja positivamente a pedidos de ajuda.

 

Motivar os outros

Discuta suas metas comuns com colegas e veja como alinhá-las. Quando as pessoas sentem que sua contribuição é valorizada, ficam mais motivadas a alcançar os resultados.

Fale com seu colega sobre uma meta que você tem.
Discutam quais são as necessidades e como atendê-las.
Identifique uma meta que seu colega quer atingir.
Faça perguntas para descobrir as motivações dele.
Veja como essa meta difere da sua.
Trabalhem em conjunto para alinhar as duas metas.
Decidam como poderão conquistar suas respectivas metas.
Deixe seu colega dar a sua contribuição.

 

Envolver os outros

Participar das decisões motiva as pessoas. Por exemplo, ao dizer a um colega como um trabalho deve ser feito, encare isso como um exercício de resolução conjunta. Se há pontos de vista diferentes, anote-os e faça um brainstorming sobre maneiras de chegar a um consenso. Estabeleçam juntos uma meta e vejam como atingi-la: deixe seu colega influenciar o processo e ele se sentirá tão comprometido quanto você com o resultado.

 

Pergunte aos outros

Você já pensou nos passos que a gente poderia dar agora?
Que opções temos à disposição neste estágio?
Que providências você poderia tomar para mudar a situação?
Que possibilidades a gente ainda não tentou?
Será que deixamos de lado algum aspecto importante?
Em quanto tempo a gente pode colocar esse projeto em andamento?
Que procedimentos poderíamos implantar para ajudar a monitorar esse projeto?
 

 

COMO INFLUENCIAS PESSOAS
Roy Johnson e John Eaton
Publifolha
www.publifolha.com.br

 

 
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