Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Performance Você é um bom líder?

Você é um bom líder?

Publicado por Redação em 20/12/2010 às 18h13

Entenda qual o verdadeiro papel dos responsáveis por uma equipe e descubra se você está no caminho certo

Texto • Ingrid Calderoni
 


 

A eficiência do trabalho desenvolvido por quem está à frente de um grupo ou de uma organização relaciona-se diretamente com o sucesso ou o fracasso de ambos. Embora pareça simples, essa percepção tem feito com que gestores de diversas áreas dediquem mais atenção ao papel exercido por líderes e percebam, dessa maneira, que liderar não é tarefa simples. Ao contrário: exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.

“Liderança é relacionamento”, afirma Fátima Motta, consultora da FM Consultores e professora da disciplina de Fator Humano na ESPM. De acordo com a especialista, os tempos de focar apenas nos resultados se foram. Atualmente, liderança é a habilidade de inspirar as pessoas a agir. E isso significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração e mente. Aí está a diferença entre poder e autoridade. “Quando você tem poder, as pessoas fazem sua vontade mesmo que não desejem. Quando você possui autoridade, as pessoas fazem sua vontade voluntariamente, por causa de sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder”, explica Fátima.
 

Supervendedor

Seja qual for o setor de que você cuide, a liderança está intrinsecamente ligada ao fator humano; cabe ao responsável pelo grupo manter o foco não apenas nos resultados, mas nas pessoas. Para isso, Fátima Motta lembra que quem está à frente sempre deve saber como entusiasmar a equipe e, assim, encaminhá-la para a direção certa. “É fundamental que todos acreditem que é possível alcançar os resultados propostos”, aponta. “Ao mesmo tempo, é preciso conhecer o grupo, as diferenças individuais, os principais interesses das pessoas que o compõem, para que o líder possa fazer uma integração entre os objetivos pessoais e os que devem ser alcançados”.

A especialista afirma, ainda, que a chave do sucesso está no vínculo entre os valores pessoais dos colaboradores e da empresa. “Na medida em que o líder não conhece sua equipe, ele não consegue energizá-la suficientemente para que o grupo vibre na direção de um resultado”. Nesse caso, também é atribuição dele demonstrar o significado do resultado. “O grupo deve ter consciência daquilo que é estipulado e saber como isso pode contribuir para seu crescimento pessoal e para o bem da sociedade”, diz Fátima.

O único jeito de conquistar essa façanha é conversar com as pessoas e alimentar um profundo interesse pelo trabalho em conjunto. “É fundamental saber avaliar o grupo, os pontos fortes e fracos, e ser sempre o responsável por ações de desenvolvimento, das mais variadas possíveis”. Além disso, o líder deve ficar atento às pessoas que seleciona para trabalhar na equipe.

“Na maioria das empresas de pequeno porte, há a política de que ‘qualquer pessoa serve’. Um bom líder deve identificar a pessoa certa para a equipe e saber trabalhar com os recursos que tem”, acentua Fátima, que completa: “Cada líder tem a equipe que merece e vice-versa. A partir do momento em que o líder é consciente de seu papel e toma a frente de verdade, o desempenho da equipe tende a ser adequado, focado para atender aos objetivos previstos. Ao contrário, quando o líder não sabe lidar com seu papel ou que não deixa claro seus objetivos, a equipe perde o foco”.

 

As qualidades essenciais de um bom líder

• saber harmonizar o indivíduo com a equipe
• pensar estrategicamente
• usar a intuição
• ser um bom comunicador
• ter visão de mercado
• saber trabalhar em equipe
• ter a capacidade de estimular e energizar pessoas
• saber como “fazer acontecer”

 

Solte o verbo!

O novo líder costuma demonstrar interesse pela equipe, estimulando o diálogo verdadeiro entre as pessoas. Se essa é a sua meta, confira algumas perguntas que podem ajudá-lo a equilibrar os objetivos da equipe com os da empresa:

• Quais necessidades você tem aqui que nós não conhecemos?

• Se você pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que seria?

• O que preciso fazer para ser um líder melhor?

• Como a empresa e eu podemos dar mais assistência a você?

• Você gosta do que faz aqui? Por que não me diz quais são suas metas para os próximos 12 meses?

• Como tem sido o feedback de suas colocações e queixas?

• Quais obstáculos você encontra para melhorar sua performance?
 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes stores europe comentou às 04h43 em 18/01/2014 responder denunciar

the anti shoe Você é um bom líder? Dinheiro e Carreira Performance mbt shoes stores europe http://www.canadabusiness.ab.ca/mbt-on-sale.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER