Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Performance Memorização com mapa...

Memorização com mapas mentais

Publicado por Redação em 25/05/2010 às 13h31

Evite o terrível "branco" na hora H: veja como criar mapas mentais para organizar as informações da forma mais eficiente possível – e faça bonito em provas e apresentações

Texto • Renata de Salvi

Estudar ao som daquela coletânea de rock imperdível, trabalhar no mais profundo silêncio, organizar e reorganizar a mesa até que tudo esteja em seu devido lugar, sentar-se com a coluna ereta ou jogar-se em uma dessas poltronas bem macias e confortáveis. Na hora de executar atividades que demandem concentração, cada um de nós tem vícios e hábitos próprios, afinal, sabemos o que funciona quando queremos chegar ao nosso melhor.

Mas, ainda assim, que atire a primeira pedra aquele que nunca entrou em pânico ao se deparar com uma pilha de papéis e anotações cujo conteúdo precisava ser minuciosamente absorvido. Do estudante às vésperas de uma prova importante ao funcionário encarregado pelo chefe de finalizar o relatório semestral do departamento, todos procuram uma mesma solução: será, afinal, que dá ára organizar e armazenar tantas informações de forma útil, prática e rápida?

De nada adianta criarmos o ambiente perfeito para potencializar nosso desempenho, se não encontrarmos também maneiras mais eficazes de desenvolver nossas tarefas. Ou seja, resumir o material, reler o conteúdo repetidas vezes, sublinhar e reescrever trechos importantes pode não ser suficiente e, pior, pode se tornar algo muito mais desgastante do que produtivo. E aí, no desespero de encerrar logo a atividade, essas tarefas se tornam quebra-cabeças sem solução.

Não se trata de falta de competência, afinal, são tantas informações ao mesmo tempo, que nosso cérebro parece não absorver tudo. Entretanto, vários métodos já foram criados para ajudar na tarefa que parece árdua. Um deles é o chamado mapa mental, utilizado para organizar as ideias de forma mais estruturada. Bastam apenas papel e caneta ou ainda a planilha do computador. O objetivo é colocar, de forma visível, o tópico mais geral sobre o assunto e depois desmembrar subtópicos até chegar aos assuntos mais específicos.

Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
@terezinhanr comentou às 09h11 em 07/06/2010 responder denunciar

O artigo faz uma ótima explicação, pelo tamanho, poderia ter um mapa mental, o que facilitaria a leitura e ilustraria melhor a técnica. No link abaixo há um passo a passo de como fazer um mapa mental a partir da Lei 8112 (Estatuto do servido público) http://blog.mapasequestoes.com.br/fazendo-mapa-mental-a-partir-de-lei-8112/

Marcos D Alves comentou às 16h10 em 27/05/2010 responder denunciar

Artigo bom, apesar de não ter apresentado nenhum mapa-mental.

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER