Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Provas e concursos Matemática pode ser ...

Matemática pode ser divertida!

Publicado por Redação em 10/09/2010 às 15h49

Goste você ou não, ela está por todos os lados e precisamos dela o tempo todo. A boa notícia é que não é preciso sofrer: dá para aprender matemática de forma leve e indolor

Texto • Thiago Perin
 


 

Há quem ouça falar em álgebra, estatística e trigonometria e já sinta arrepios. De fato, a matemática é famosa por ser uma das maiores inimigas de grande parte dos estudantes. Existem aqueles (raros, convenhamos) que nutrem extrema simpatia pelos números, mas outros fogem das contas mais elaboradas como se temessem pela própria vida. De qualquer forma, ela sempre está presente, seja como requisito básico em provas ou como uma necessidade comum na hora de lidar com várias situações do cotidiano.

No Brasil, os dados pintam um quadro pouco animador. Uma avaliação recente sobre o ensino da matemática no país, conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que os estudantes da 4ª série do ensino fundamental têm grande dificuldade em somar e subtrair. Conclusão: na comparação internacional, os brasileiros estão em último lugar na matéria, numa lista de 41 países – parte por causa do ensino inadequado nas escolas, parte por causa do desinteresse dos próprios estudantes.

Parece óbvio, então, apontar a importância de estar aberto ao estudo da matemática. E, se você é daqueles que torcem o nariz para a disciplina, saiba que é totalmente possível encontrar maneiras interativas, leves, práticas e até divertidas de se aprender a lidar com os números e treinar essa habilidade.

Uma delas é descobrindo a história por trás daquelas operações aparentemente tão complicadas. Outra é investindo em um curso que desmistifique o lado impossível da coisa. Mais uma ideia é abrir os olhos para enxergar o pouquinho de matemática que está presente em cada coisa ao nosso redor. Mais fácil ainda é treinar o raciocínio investindo em um intrigante teste de lógica ou mesmo dando atenção especial àquelas contas rotineiras que todo mundo faz de vez em quando – no supermercado, por exemplo.

Nas páginas a seguir, relacionamos algumas dicas e caminhos  interessantes para você colocar em prática todas essas ideias promissoras, que estão ao alcance de qualquer um e podem fazer uma boa diferença em sua capacidade de compreensão das leis matemáticas. E isso tanto para aqueles que a veem como amiga e topam mergulhar de cabeça nos segredos que os números guardam, quanto para quem antipatiza bastante com eles – mas pode se surpreender a partir de agora.



Página 1 de 5
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt schuhe bremen kaufen comentou às 02h53 em 18/01/2014 responder denunciar

mbt barabara shoes Matemática pode ser divertida! Matemática = diversão! Dinheiro e Carreira Provas e concursos mbt schuhe bremen kaufen http://www.canadabusiness.ab.ca/mbt-nama-shoes-sale.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER