Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Treine sua mente e garanta sua vaga

Publicado por Redação em 03/08/2010 às 17h39

Conheça três técnicas da PNL que ensinam a desenvolver padrões de pensamento favoráveis à aquisição de novos conhecimentos e à superação de situações desafiadoras

Texto • Dolores Del Resende

Para passar com sucesso em testes, provas e exames em geral, além de se dedicar aos estudos, o candidato precisa ter autocontrole emocional e pensamento positivo. Afinal, pouco (ou nada) adianta ter aquela matéria na ponta da língua, se na hora H surge o danado branco, a ansiedade, o estresse, a negatividade e outros sentimentos que só comprometerão todo o preparo anterior.

Assim, da mesma maneira que é preciso se dedicar para entender a lógica das fórmulas químicas ou os acontecimentos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, é imprescindível dominar certas técnicas de controle emocional e mental. Para isso, a PNL apresenta poderosas soluções.

A Programação Neurolinguística, além de trazer ferramentas que ajudam a aprimorar a capacidade intelectual, é um ótimo caminho para conquistar o tão sonhado bem-estar emocional para enfrentar situações estressantes e competitivas, como concursos e vestibulares. A seguir, você confere alguns destes recursos que, se aplicados corretamente, ajudarão muito na conquista de suas metas. Confira!
 

1 – Definição de meta

O primeiro passo é estabelecer seu objetivo de maneira clara e positiva. Se você pensar coisas do tipo “queria tanto passar nessa prova, mas é tão difícil”, você acaba limitando suas possibilidades e desviando seu foco. Então, vale perguntar-se: “o que eu posso fazer para reverter essa situação?”. Caso seu objetivo seja muito grande ou genérico, desdobre-o em metas menores até alcançar a realização final. Lembre-se que tudo depende exclusivamente de você, nada de tentar transferir a responsabilidade para o outro.Depois, acredite que você vai conquistar tudo o que deseja, para isso, utilize uma linguagem voltada a este fim. Ao afirmar frases do tipo: “tenho capacidade de ser bem sucedido e vou passar nos exames”, você utiliza todo seu potencial e define seu objetivo como algo realizável.
 

2 – Corpo e mente

Durante os estudos identifique a que postura física você tem mais facilidade para aprender. Isso mesmo: cada pessoa tem uma “postura facilitadora”, ou seja, uma maneira de adequar o corpo que favorece o aprendizado. Para descobrir a sua, lembre-se de uma experiência em que você foi capaz de aprender com eficiência e, em seguida, imagine-se vivendo esta situação e observe sua postura, seus gestos. Pronto! Você identificou a expressão corporal que ativa sua capacidade de aprender e deve usá-la sempre que desejar se concentrar nos estudos. Afinal, corpo e mente devem trabalhar juntos para um objetivo comum.
 

3 – Ponte para o futuro

Este exercício garante que tudo ocorra bem na hora da prova. Você deve fechar os olhos e respirar profundamente até sentir-se relaxado e tranqüilo. Depois, imagine-se no momento exato da prova em que você terminou de responder todas as questões da prova. Veja-se feliz e plenamente satisfeito com sua performance. Esforce-se para sentir, ver e ouvir cada detalhe como se tudo tivesse acontecido. Faça sempre que puder este exercício de visualização. Ele funciona como um ensaio mental e vai dar condições psicológicas e emocionais para vencer os desafios no dia da prova.
 

 

 

Saiba mais

Dolores Del Resende é psicóloga e Trainner Advanced em PNL, especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional e diretora do Instituto Saber.

Endereço: Al. Santos, 211 – Paraíso – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3262-5272 | 3284-4446
Site: www.institutosaber.com.br

 

 

 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
mbt shoes fashion comentou às 22h50 em 17/01/2014 responder denunciar

ladies shoes Treine sua mente e garanta sua vaga Dinheiro e Carreira Provas e concursos mbt shoes fashion http://www.canadabusiness.ab.ca/mbt-nama-black-women-s-shoes.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER