Tríada - Evolua em todos os sentidos | Corpo - Mente - Alma

Página Inicial » Dinheiro e Carreira » Provas e concursos Prepare-se: é hora d...

Prepare-se: é hora de estudar

Publicado por Redação em 03/08/2010 às 17h39

Você decidiu prestar concurso público ou vestibular. O conteúdo é extenso e a concorrência acirrada, mas o primeiro obstáculo é conseguir se organizar para começar os estudos. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nessa importante tarefa

 

Texto • Lívia Filadelfo

Em 2004, apenas 1.686 dos 19.660 bacharéis de Direito inscritos no Exame de Ordem da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) foram aprovados. O índice, de 8,57%, foi o pior da história. Cristiane Vaccari da Silva Freitas estava na lista dos aprovados. O sucesso foi resultado de 12 horas de estudo, em média, por dia durante quatro meses. “Parei de trabalhar e me inscrevi no cursinho preparatório. Depois da aula, eu almoçava e me trancava no quarto até as 18h, quando meu marido chegava. Jantava e voltava a estudar, até umas 22h. Todos os dias, inclusive aos sábados e domingos”.

O ritmo de estudos de Cristiane afetou toda a família. O filho, na época com dois anos, passou a ficar com a babá durante o dia e com o marido à noite. A ajuda e o estímulo do marido foram fundamentais para o sucesso na prova. “Ele sabia da importância dos estudos e me deu suporte e incentivo. Quando eu estava estudando, era como se eu não estivesse em casa”.
 

Apoio da família é fundamental

A pessoa que se prepara para um vestibular, teste ou concurso precisa da ajuda de toda a família e do companheiro. “O adolescente, por exemplo, não precisa parar de namorar por que vai prestar vestibular. Mas é preciso ter tranqüilidade para estudar, sem cobranças ou pressão do namorado ou namorada e dos pais”, explica o coordenador pedagógico do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento. Segundo ele, as cobranças e o excesso de expectativa da família podem atrapalhar o desempenho do vestibulando ou concursando. “Comparações do tipo ‘seu primo passou em três concursos’ ou ameaças como ‘o ano que vem eu não vou pagar cursinho de novo’ só prejudicam e aumentam o nervosismo”, avisa. 

 



Página 1 de 4
 
Recomendar Comentar Enviar por email Compartilhar Imprimir
COMPARTILHE NA REDE
ENVIAR POR EMAIL
Matérias relacionadas
Deixe seu comentário
masai mbt comentou às 20h46 em 17/01/2014 responder denunciar

mbt shoes discounted Prepare-se: é hora de estudar Apoio da família é fundamental Dinheiro e Carreira Provas e concursos masai mbt http://www.denningandcompany.com/mbt-pia.asp

Denunciar abuso no Site

Você está ajudando o Triada a controlar o conteúdo que está violando as políticas de privacidade do site.
Onde está o abuso que você está denunciando?


Adicione um comentário sobre essa denúncia:



Enviar

Obrigado!




  • + Da Semana
  • + Do Mês
  • + Comentadas
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba em seu email nossas atualizações.

Twitter

Acompanhe-nos no twitter e fique por dentro das notícias em tempo real!
Siga-nos »
ACOMPANHE-NOS TWITTER ORKUT RSS NEWSLETTER